Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Enem X Copa do Brasil - I

O portal “noticias.r7.com” publicou: os secretários estaduais de educação vão pedir à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que mude a data ou o horário dos jogos das finais da Copa do Brasil para não atrapalhar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As duas partidas, entre Flamengo e Atlético-MG, estão marcadas para a tarde dos dias 3 e 10 novembro, justamente quando ocorrem as provas. O Enem terá a participação de 4,3 milhões de estudantes neste ano.

 

Enem X Copa do Brasil - II

A preocupação maior é com a possibilidade de um alto número de faltas e também com eventuais dificuldades para deslocamento dos alunos.  Reconhecemos a relevância tanto do Enem quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional”, diz a nota do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), divulgada nesta quinta-feira, 24, quando o ofício seria enviado à CBF.

 

Enem X Copa do Brasil – III

“Nos preocupa a ausência de estudantes na aplicação da prova, e em especial, o prejuízo maior aos estudantes de Belo Horizonte e Rio de Janeiro devido às aglomerações em decorrência dos jogos interferirem no deslocamento dos estudantes aos locais das provas”, diz o vice-presidente do Consed e secretário do Mato Grosso do Sul, Helio Daher.

 

Enem X Copa do Brasil - IV

O MEC (Ministério da Educação) endossa o pedido dos secretários. “O Enem está organizado em todo o País para atender mais de 4 milhões de participantes. É uma gigantesca logística. A CBF pode ajustar o calendário”, afirmou ao Estadão o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC que realiza a prova, Manuel Palácios.

 

Enem X Copa do Brasil – V

A CBF realizou nesta quinta-feira, 24, o sorteio sobre o local dos jogos e a primeira parte da decisão será no Rio. O segundo jogo, dia 10, será em Belo Horizonte. A previsão é de que as partidas ocorram às 16 horas, em ambos os domingos. O Enem terá os portões abertos às 12 horas. A prova vai até cerca de 19 horas. Ela é o maior vestibular do país e seleciona alunos para todas as universidades federais, além de outras instituições públicas e particulares.

 

Malha Fina - I

Desde as 10 horas dessa quinta-feira, 24, cerca de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco já podem saber se vão receber restituição. A Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina de outubro, com a inclusão de cerca de 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

 

Malha Fina – II

Ao todo, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões. Ao menos 53% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Da lista de prioridades, a maior parte, 126.824 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

 

Malha Fina - III

Em segundo na lista de prioridades, há 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em terceiro, vêm 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em seguida estão 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos de idade. O restante dos contribuintes prioritários são 6.416 contribuintes idosos acima de 80 anos de idade e 5.219 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

 

Malha Fina - IV

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

 

A do Dia

Uma pessoa passou dois dias inteiros dentro da piscina e depois foi ao médico. Sabe qual foi o diagnóstico?

- Nada demais