Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Casos de covid - I

O portal “Roraima” trouxe que o Brasil registrou 7.332 casos e 15 mortes por covid-19 em 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no domingo, dia 4. Desde o início da pandemia, foram registrados 35,37 milhões de casos e 690.124 óbitos. O número de pessoas que se recuperaram da doença é de 34,25 milhões, o que representa 96,8% dos infectados. Há ainda 427.342 casos em acompanhamento.

Casos de covid - II

O boletim de domingo não trouxe dados atualizados da Bahia, do Distrito Federal, do Maranhão, do Minas Gerais (pois é, em Minas não se tem certeza de nada), do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Roraima, de São Paulo e do Tocantins.

Casos de covid - III

Em relação ao número de casos, a maior incidência foi em São Paulo (6,2 milhões), Minas Gerais (3,9 milhões) e Paraná (7,8 milhões). Os menores números estão no Acre (154.710), em Roraima (179.519) e no Amapá (181.738).

Covid - IV

São Paulo é o estado com o maior número de mortes, com 176.356, seguido por Rio de Janeiro (76.143) e Minas Gerais (63.995). Os menores índices estão no Acre (2.032), Amapá (2.165) e em Roraima (2.177).

Covid - V

Segundo o Ministério da Saúde, foram aplicadas até agora 494,43 milhões de doses de vacina. Desse total, 181,05 milhões são de primeira dose, 163,51 de segunda dose e 5,02 milhões de dose única. A dose de reforço teve 101,5 milhões de aplicações; a segunda dose de reforço, 38,41 milhões e a dose adicional, 4,91 milhões.

Covid que mata - VI

Já na China, onde tudo começou, em uma semana, quase tudo mudou. Depois dos grandes protestos populares do último fim de semana de novembro contra a política de covid zero do governo chinês, as grandes cidades do país, e algumas das regiões onde as restrições anti-covid mais pesaram sobre o dia a dia das populações, aliviaram as medidas, acabando com a quarentena obrigatória indiscriminada para milhões de pessoas e com obrigatoriedade de testes diários ou dia sim dia não. Oficialmente, a política de covid zero mantém-se em vigor; na prática, quase tudo está a mudar desde a vaga de manifestações que abalou o país. A notícia saiu na “CNN Portugal”.

Covid que mata - VII

Nos últimos dias, mais de uma dezena de cidades por toda a China suavizaram as medidas anti-covid (“optimizaram”, segundo a linguagem oficial). Na segunda-feira, dia 5, foi a vez de Xangai, o coração financeiro do país asiático: ao fim da tarde de domingo, as autoridades de Xangai anunciaram que a partir de terça, dia 6, deixa de ser obrigatório ter um teste negativo de PCR com menos de 48 horas para andar de transportes públicos ou aceder a alguns locais ao ar livre, como parques públicos.

A do dia

___Paiêêê…

_ Oi…

_ Por que lá perto da Rodoviária daqui de Formiga tem um posto de gasolina em frente ao outro?

_ Essa é difícil…

_ É porque os postos se atraem… kkk…