Pitadas do Pergaminho

Teste do pezinho - I
O teste do pezinho é a melhor forma de identificar diversas doenças raras de forma precoce e intervir antes que elas provoquem sequelas graves, ou até levem à morte. No entanto, sua cobertura está longe da ideal no Brasil, com grandes diferenças regionais, afirmaram especialistas à “Agência Brasil”.
Teste do pezinho - II
Os indicadores de triagem neonatal mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2020, mais de 80% dos bebês fizeram o teste, mas apenas 58% tiveram o sangue colhido até o quinto dia de vida, que é o ideal. Mesmo em 2019, antes da pandemia de covid-19, o índice não chegou a 60%.
Teste do pezinho - III
Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, há estados, como Piauí e Pernambuco, onde apenas 24% dos nascidos vivos tiveram a coleta realizada na primeira semana de vida, enquanto em Brasília, a proporção sobe para 97%.
3 por 1 - I
Foi na véspera do Carnaval, sexta-feira, dia 28, que o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), assinou a portaria que concede a servidores da Casa licença (folga) de um dia para cada três dias trabalhados. O servidor que quiser aderir ao sistema deverá pedir. Não é automático (ainda bem).
3 por 1 - II
O ato de Alcolumbre foi publicado no Boletim Administrativo do Senado Federal. A medida começou a valer no sábado, dia 1º de março. Por exemplo, se um servidor trabalhar nos dias mais movimentados da casa, que são às terças, quartas e quintas-feiras, o servidor poderá solicitar ao chefe uma folga na sexta-feira.
3 por 1 - III
Atualmente, o Senado conta com 6.003 servidores atuando. Entre eles, são 3.814 comissionados, 2.123 efetivos e 66 requisitados. O portal “g1” pediu nota à assessoria do presidente do Senado, mas não obteve resposta até a quarta-feira de cinzas, dia 5.
3 por 1 - IV
Além disso, a norma ainda permite que os servidores que não queiram tirar os dias de folga possam vender a licença. Mas o valor não irá compor a base salarial do servidor no mês subsequente para fins de cálculo previdenciário. A licença é limitada a no máximo 10 dias seguidos e o acúmulo de dias a compensar não poderá superar 20 (ainda bem).
3 por 1 - V
O debate sobre a redução da jornada de trabalho tomou conta das redes sociais. O benefício será concedido aos servidores que exerçam “função relevante singular” das seguintes áreas: Diretoria-Geral; Secretaria-Geral da Mesa; Gabinete da Presidência; Advocacia; Auditoria; Consultoria Legislativa; Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle e Secretaria de Comunicação Social.
3 x 1 - VI
A contagem de dias de trabalho não poderá levar em consideração momentos em que o servidor apresentar atestados médicos e outros tipos de licenças. E as licenças também terão validade de seis meses e prescreverão caso o servidor não solicite a aplicação delas (ainda bem).
A do dia
_ Você viu que o papai ficava babando vendo a Ivete Sangalo no Trio Elétrico?
_ Vi sim. E foi a mamãe quem rodou a baiana… kkk…
_ kkk…