Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Aumento da covid - I

“É possível que você conheça pelo menos uma pessoa que foi diagnosticada com covid-19 nas últimas semanas. Não por acaso, o Brasil registrou um aumento não só no número de ocorrências da doença, como na taxa de mortes”. O comentário é da experiente jornalista da “Yahoo!notícias” Júlia Arbex, mas qualquer jornalista formiguense pode repetir na cidade que a resposta vai ser positiva.

 

Aumento da covid - II

Já tem médico em Formiga alertando para o aumento dos casos na cidade. A volta do uso de máscaras em toda e qualquer situação pode ser necessária e já tem gente esperando orientações da Secretaria de Saúde. Já tem até gente sendo internada na UTI na Santa Casa. Depois de três meses, a doença voltou a matar na cidade.

 

Aumento da covid - III

Segundo Arbex, no fim de novembro, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou um boletim mostrando que cada vez mais estados apontam para o aumento de casos graves de coronavírus, que teve início a partir do final de outubro e se estendendo até início de novembro. De acordo com a fundação, essa situação pode ser encontrada, principalmente, entre adultos e idosos.

 

Aumento da covid - IV

Em sua coluna no portal “UOL”, o jornalista Jamil Chade falou sobre a pandemia, e destacou que o país voltou para a lista de locais mais afetados pelo coronavírus no mundo, ocupando a terceira posição, com 535 mortes na semana que terminou em 27 de novembro. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, que registraram 2,6 mil mortes na última semana de novembro, seguido do Japão, com mil novos óbitos, segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

Aumento da covid - V

Mas por que o Brasil está lidando com mais uma onda de covid-19? Há diversas causas e a infectologista Lígia Pierrotti, do Alta Diagnósticos, marca pertencente à Dasa, destaca o relaxamento das medidas de isolamento e do uso de máscaras, fatores que contribuem para a circulação do vírus e o surgimento de novas variantes. É importante lembrar que sempre que há um aumento do número de casos, coincidentemente existe o surgimento e predomínio de uma determinada variante. Isso aconteceu no final do ano passado, com a variante ômicron.

 

Aumento da covid - VI

A infectologista destaca que pacientes imunocomprometidos continuam muito vulneráveis a terem infecção grave por coronavírus, como pneumonia e falta de ar, necessitando de hospitalização. Lígia afirma que é preciso continuar utilizando máscaras, aderindo medidas de isolamento e de biossegurança, como higienização das mãos, além de, claro, se vacinar contra a doença.

 

Aumento da covid - VII

O que se espera é que o Ministério da Saúde do governo Bolsonaro saia da inércia neste derradeiro mês de mandato e faça alguma coisa. Devido ao aumento de casos de coronavírus no país, o Ministério da Saúde deve liberar em breve a quinta dose, a terceira dose de reforço.

 

A do dia

_ Fessora…!

_ Oi, pode falar.

_ Qual é o alimento mais religioso que existe?

_ Sei não.

_ É o amém doim… kkk…

_ Abre o livro e vai estudar pra não tomar recuperação…

_ Ah, não… que chato…