Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Carrapatos - I

Formiga deve ficar atenta à reprodução descontrolada de capivaras na região de suas lagoas que ficam na zona urbana. Em alguns locais às margens das lagoas do Fundão, do Josino e do Petito, as fezes dos roedores chegam a dificultar o acesso à água. E o problema não é só esse, como está em diversas publicações, as capivaras são hospedeiras do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.

 

Carrapatos- II

O portal “G1” trouxe no fim de semana que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou duas novas mortes por febre maculosa no Município de Conselheiro Lafaiete, na Região Central do Estado. Trata-se de uma pessoa uma do sexo feminino, de 25 anos, e outra do sexo masculino, de 23 anos, que, segundo a prefeitura do município, morreram nos dias 12 e 13 de junho, respectivamente.

 

Carrapatos - III

De acordo com a SES-MG, até o momento foram registrados 11 casos em Minas Gerais em 2023, dos quais quatro evoluíram para óbito. Outras mortes, de pessoas duas pessoas do sexo masculino, de 28 e 54 anos, foram registrados em Manhuaçu, na Região da Zona da Mata. Ainda segundo a pasta, os casos de febre maculosa são registrados em todas as regiões do estado, com destaque para as Macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Leste e Leste do Sul.

 

Carrapatos - IV

De 2018 a 2022, foram registrados 190 casos e 62 mortes pela doença em Minas Gerais. A Secretaria estadual salienta que, embora os casos possam acontecer o ano todo, trata-se de uma doença sazonal - ou seja, aparece com maior frequência em determinadas épocas do ano.

 

Carrapatos - V

E carrapato não é mesmo brincadeira. Já a revista “Veja” trouxe que a primeira morte no mundo causada pelo vírus Oz foi confirmada na última sexta-feira, 23, no Japão. De acordo com o Ministério da Saúde do país asiático, a vítima é uma mulher de cerca de 70 anos que sofreu uma miocardite (inflamação do coração) no ano passado. A suspeita é de que o vírus seja transmitido por carrapatos de corpo duro.

 

Carrapatos - VI

O governo japonês informou que a mulher compareceu a uma clínica em meados de 2022 com sintomas de febre, fadiga e dor nas articulações. O diagnóstico inicial foi de pneumonia e tratamento com antibióticos, mas ela acabou sendo internada no Centro Médico de Tsukuba, na cidade de mesmo nome, após piora dos sintomas. No momento da internação, os médicos encontraram um carrapato alojado na coxa direita da vítima. A autópsia constatou que ela havia sido infectada pelo vírus Oz.

 

Carrapatos - VII

O vírus Oz foi identificado pela primeira vez no Japão em 2018 e não há registro de infecções em outros países, segundo o Ministério. Anticorpos contra o vírus já foram detectados em animais selvagens como primatas, veados e javalis. Dois caçadores também demonstraram defesas contra o patógeno, sugerindo que foram infectados em algum momento.

 

A do dia

_ Mãêêê…

_ Oiiiêêê…

_ Jaboticaba voa…???

_ Uai, claro que não…

_ Iche, então o Pedrinho tá mastigando um besouro…