Pitadas do Pergaminho

Covid na China e no Brasil - I
O mundo começa a ficar atento e preocupado diante do cenário de uma onda de covid-19 na China. As exatas proporções do surto entre os 1,4 bilhões de chineses são desconhecidas, mas a explosão dos casos já causa superlotação em hospitais e mortes.
Covid na China e no Brasil - II
Os casos da doença aumentaram após o fim da política “Covid Zero”, conjunto de restrições imposto pelo governo chinês desde 2020 para tentar eliminar transmissão do vírus entre os bilhões de habitantes do país. Segundo o portal “G1”, a preocupação está na flexibilização das restrições, que permitem maior mobilidade e mais pontos de aglomeração e a baixa cobertura vacinal das doses de reforço e entre os idosos.
Covid na China e no Brasil - III
A situação pode afetar de forma sanitária e econômica em outros países, como no Brasil. A principal preocupação é sobre o risco do surgimento de novas variantes mais transmissíveis e que escapem da proteção que as atuais vacinas dão para casos graves da doença e o risco de falta dos mais diversos tipos de insumos (incluindo material hospitalar e medicamentos) produzidos pela China e exportados para todos os continentes.
Covid na China e no Brasil - IV
De acordo com a agência de notícias “RFI”, quase um terço da população de Pequim está com suspeitas de estar com o coronavírus - isso significa que 22 milhões de pessoas podem estar infectadas. Além disso, há relatos de lotação em hospitais e sobrecarga em necrotérios e crematórios.
Covid na China e no Brasil - V
"Estamos acompanhando com muita, mas muita apreensão", diz o médico Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “O que está acontecendo na China seria muito parecido com o que aconteceu no Brasil no pico da variante gama (início de 2021). Só que, na população chinesa, não se conta aos milhões, se conta aos bilhões", afirma.
Covid na China e no Brasil - VI
Nos dados disponíveis de forma pública pelo governo chinês, o cenário é outro - o motivo, segundo especialistas, é a falta de transparência. Na segunda-feira, dia 19, foram confirmadas oficialmente as duas primeiras mortes por Covid desde o começo do dezembro, quando começaram as flexibilizações que estavam em vigor há quase três anos.
Covid na China e no Brasil - VII
Cientistas projetam que a China tenha de 1 a 2 milhões de mortes por Covid por conta do fim das restrições e pela falta de atendimento à população. Em maio, o cenário com a possibilidade de mais de 1,5 milhão de mortes foi divulgado em estudo na revista científica "Nature Medicine"; pesquisadores projetaram um aumento de 15 vezes na demanda por atendimento em UTI.
Covid na China e no Brasil - VIII
Ainda segundo o “G1”, existe a possibilidade de que o vírus que atualmente circula na China se espalhe causando picos de transmissão em outros países. A curto prazo, o que mais preocupa, inclusive aqui no Brasil, é a possibilidade de falta de insumos médicos e farmacêuticos, usados para a fabricação de medicamentos, por exemplo. Isso porque a China detém a produção global desse tipo de produto.
A do dia
_ Pai, posso fazer uma pergunta sertaneja e alucinógena?
_ Uai, pode…
_ Qual é a dupla viciada em carnaval?
_ Essa é difícil…
_ É a Chitãozinho e Só Loló… kkk…
_ Boa… kkk…