Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Carrapato-estrela - I

Formiga pode ficar esperta e já ir pensando em formas legais de controlar a população de capivaras em torno das lagoas do Fundão (Praia Popular e Country Clube), do Josino (Sede Campestre do Clube Centenário) e do Petito (Bairro Santo Antônio). Elas estão aumentando a olhos vistos e já são vistas como um grave problema.

 

Carrapato-estrela - II

As recentes mortes causadas pela febre maculosa no Sudeste trouxe à tona o risco da transmissão da doença. Mais uma vez, a capivara entra no foco de discussão. O caderno “Terra da Gente” do “G1” preparou uma série de reportagens sobre esse animal para que, conhecendo-o, possamos conviver com ele em segurança, para ambos.

 

Carrapato-estrela - III

A capivara, muitas vezes, leva a culpa total nos casos de febre maculosa. Mas, na verdade, o responsável por transmitir a doença é o micuim, ou, carrapato-estrela, como também é conhecido popularmente o gênero Amblyomma, que pega “carona” com os animais. Em Formiga, onde tem capivara tem micuim.

 

Carrapato-estrela - IV

E é bom mesmo ficar atento. A “Agência Brasil” divulgou nesta semana que mais duas pessoas morreram por febre maculosa em Campinas, no interior do estado de São Paulo. As vítimas são um homem de 46 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de julho, indo a óbito quatro dias depois. O provável local de infecção está em investigação. A outra vítima é um homem de 18 anos, que morreu em 28 de julho, depois de começar a perceber os sintomas em 23 de julho. O local provável de infecção é a Fazenda do Exército - 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec).

 

Carrapato-estrela - V

Um terceiro caso - uma mulher de 49 anos - foi confirmado pela prefeitura, porém, evoluiu para cura. O provável local de infecção fica em outro município e ela teve os primeiros sintomas em 31 de maio. Ao todo a cidade registra sete casos em 2023, com cinco mortes. No ano passado, Campinas confirmou 11 vítimas, das quais sete morreram.

 

Carrapato-estrela - VI

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado pela bactéria que causa a doença. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo. Caso note algum desses sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato estrela ou esteve em locais de risco.

 

Carrapato-estrela - VII

A orientação é de que a pessoa fique atenta por 15 dias depois de passar por áreas de vegetação, mato ou pastos, principalmente perto de rios ou riachos, onde houver cavalos e capivaras. Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato das áreas de vegetação. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados.

 

A do Dia

_ Mãããêêê…!!!

_ Como é mesmo o nome daquela cantora que tem uma criação de galinhas que nunca nasce pintinhos…???

_ É a Ivete Sem Galo…

_ É mesmo, tinha me esquecido… kkk…