Pitadas do Pergaminho

Sem visto
Ontem, teve gente cortando prego vendo algumas postagens pela internet. Uma pessoa procurou a coluna para saber se é verdade que os Estados Unidos vão impedir a entrada de pessoas envolvidas em atos antidemocráticos. O que se apurou é que há realmente a negativa de vistos para “terroristas”. Pelo que se sabe, nas Areias Brancas, até agora, só tem manifestantes e alvo de inquéritos. Ainda não há nada sobre processos.
Novo perfil - I
É um absurdo desumano, mas tem formiguense que não se vacinou contra a covid-19 e que até escondeu parentes idosos para que eles não fossem imunizados para “não colaborar com o aumento de números em estatísticas”. Acontece que a vacina deu resultados e só mesmo muita ignorância para negar.
Novo perfil - II
O “G1” trouxe que pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), no interior de São Paulo, constataram que a vacinação contra a covid-19 reduziu o risco de internação e mortes pela doença mesmo em pacientes que tinham várias comorbidades, como problemas de coração e diabetes.
Novo perfil - III
Entre os vacinados, apenas a idade acima de 60 anos e a doença renal permaneceram como fatores de risco. Já problemas de saúde como os de coração, fígado, neurológicos, diabetes ou comprometimento imunológico foram relacionados a um risco maior de internação pela covid apenas para os não vacinados.
Novo perfil - IV
Os pesquisadores analisaram dados de 2.777 pacientes, internados com sintomas de covid entre 5 de janeiro e 12 de setembro de 2021, para verificar o impacto da vacinação no perfil de pacientes internados com a doença. Entre os participantes, nesse período, 2.518 (equivalente a 91% do total) ainda não haviam sido vacinados contra a doença no momento da internação. A idade média dos pacientes era de 51 anos.
Novo perfil - V
É importante lembrar que a vacinação contra a covid-19 só começou no Brasil em 17 de janeiro de 2021, e foi feita em idade decrescente. Ao separar os pacientes entre vacinados e não vacinados, os pesquisadores compararam as características dos integrantes de cada grupo – idade, sexo, presença de comorbidades, os sintomas que apresentaram, as condutas clínicas adotadas durante a internação e os desfechos (recuperação ou óbito).
Novo perfil - VI
Para pacientes vacinados, apenas ter mais que 60 anos e uma doença renal continuou sendo um fator de risco aumentado para hospitalização ou morte. Entre os não vacinados, além da doença renal, ter cardiopatias, distúrbios no fígado ou neurológicos, diabetes e comprometimento imunológico também aumentavam o risco.
A do dia
_ Môôô… Cê sabe o que a leoa falou pra seus filhinhos leõezinhos quando acabaram as férias?
_ Sei não. Diga, Môzinho…
_ Vem aí a volta às jaulas…kkk
_ Kkk… Cê é muito fofo…