Pitadas do Pergaminho

Violência contra jornalistas - I
Por várias vezes, jornalistas de “O Pergaminho” foram ameaçados em Formiga. Uma vez, quando da segunda vinda do ex-presidente Lula a Formiga (ano 2000), um membro do jornal teve de fugir de um soco depois de uma pergunta direcionada ao político que dois anos depois viria a ser o presidente do Brasil. Em 1996, um vereador chegou a dizer que daria um tiro em um membro do jornal. Em 2004, depredaram a gráfica. Tentativas de intimidação existem desde sempre.
Violência contra jornalistas - II
Mesmo que muita gente não entenda, qualquer ato que possa contribuir para a segurança dos profissionais é bem-vinda. Na quarta-feira, dia 17, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a criação, no âmbito da pasta, do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas. A proposta foi levada ao ministro pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Violência contra jornalistas - III
"Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e segurança pública", disse o ministro em postagem nas redes sociais.
Violência contra jornalistas - IV
Dino se reuniu na segunda-feira, dia 16, com a presidente da entidade, Samira de Castro, e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Violência contra jornalistas - V
O anúncio ocorre pouco mais de uma semana depois dos atos golpistas dia 8 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, foram reportados ao menos 16 casos de agressão contra profissionais de comunicação, segundo balanço do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF.
Violência contra jornalistas - VI
"O objetivo do observatório é monitorar os casos de ataques à categoria, mobilizando os órgãos competentes para coibir as agressões e responsabilizar os agressores, além de acompanhar as investigações dos crimes cometidos para identificação e responsabilização dos autores", explica Samira de Castro.
Violência contra jornalistas - VII
De acordo com a “Agência Brasil”, a Fenaj sugere que o órgão seja composto por representantes dos ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da sociedade civil organizada, como a própria federação, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Abraji, a entidade representante de professores e pesquisadores de jornalismo, além de representações patronais, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
A do dia
_ Mãããeee, você sabia que 37,7% da salsicha é sal?
_ É mesmo? Sabia não. E o resto?
_ O resto é sicha… kkk…
_ Dããã…