Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




‘a par’ - I

A revista “a par” que foi para as bancas traz matéria histórica sobre a única mulher que fez parte da inconfidência mineira: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo. Como Formiga tem seu nome em todos os eventos importantes na história, ela é mãe do padre Francisco da Anunciação Teixeira Coelho, que foi o segundo vigário da Paróquia São Vicente Férrer. A personalidade entrevistada é a cantora Lilian Carvalho de Miranda, que tem encantado os palcos festivalescos de todo o Brasil. Ela é formiguense e filha de Rosilane Carvalho e de José Oswaldo de Miranda, o empresário Estrelinha. Lilian é neta da professora Lídia Lane Carvalho Costa, Dona Lane, e do industrial Valvíquer da Costa.

 

‘a par’ - II

Já está no ar a página online da “a par” já está no ar: www.apar.net.br . Há colunas de Jorge Zaidan, Wilson Liberato, Cida Leal e da cidade de Pains. Na edição com a história de Hipólita Teixeira também há o resgate de matéria especial do promoter social Dinho Pautilho, falecido em Pará de Minas no mês passado.

 

Fecarc

Formiga estará representada no XIX Fecarc - Festival da Canção de Rio Casca, na Zona da Mata mineira. Saiu no domingo, dia 10, a lista das músicas classificadas para o evento e “O ser e o estar”, do poeta formiguense Manoel Gandra e Júnior Almeida, está na lista. Além de Minas Gerais, há canções do Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O festival acontece de 21 a 23 deste mês e quem quiser conhecer “O ser e o estar” é só ir ao youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=UoLfFi8585Q

 

Prevenção de desastres - I

As chuvas já estão no calendário e Formiga deve ficar atenta às margens de seus rios urbanos: o Formiga e o Mata-Cavalo. Os históricos e transbordamento por enchentes são repletos de relatos de casas invadidas por enchentes. A cada ano, a Defesa Civil vem se desdobrando em alerta e o atual coordenador, Jorge Zaidam, tem trabalhado no monitoramento de várias regiões.

 

Prevenção de desastres - II

No sábado passado, dia 9, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse à tarde, que o governo federal já tem disponível R$ 14,9 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados à prevenção de desastres, em todo o Brasil. O ministro esclareceu que o governo federal está pronto para receber dos governos estaduais e municipais projetos para contenção de encostas, para melhorar as condições de saneamento e de drenagem.

 

Prevenção de desastres - III

"Para evitar danos tão grandes como aconteceram em desastres como esse", declarou o ministro Wellington Dias, ao se referir ao ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada. O novo PAC foi lançado em agosto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Prevenção de desastres - IV

O ministro Wellington Dias e representantes de outros nove ministérios participantes do Comitê Permanente de Apoio ao Rio Grande do Sul, instituído nesta semana, estão no Palácio do Planalto, em reunião com o presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, para entregar um plano de medidas, que foi anunciado no domingo, dia 10. O anúncio ocorreu durante visita de comitiva do governo federal à Região Sul do Brasil.

 

Prevenção de desastres - V

"Estamos empenhados em prestar todo apoio necessário neste momento. Seja com alimentação, abrigo, psicólogos e toda assistência social necessária". "[Vamos] também apresentar um plano para que possamos integrar esforços do governo nacional, juntamente com os governos estaduais, dos municípios, com a sociedade, para que possamos soerguer do social e o econômico aquela importante região do Brasil", disse Dias.

 

A do dia

O brasileiro pergunta pro português:

_ Manoel, quantos pães você consegue comer em jejum?

_ Acho que uns quatro…

_ Não Manoel, você só consegue comer um. Quando você for comer o segundo, você não estará mais em jejum.

O português achou genial e voltando para a terrinha perguntou a seu amigo:

_ Joaquim, quantos pães você consegue comer em jejum?

_ Uns cinco…

_ Que raiva, se você fala quatro, eu teria uma resposta genial para dar…