PM alerta sobre aumento de crimes de estelionato por aplicativos

Ações de golpistas estão sendo registradas nas 12 cidades abrangidas pelo 63º Batalhão

PM alerta sobre aumento de  crimes de estelionato por aplicativos
Maioria dos crimes estão sendo praticados por redes sociais, através do uso de celulares - Foto: Gizmodo




A Polícia Militar em Formiga divulgou que vem percebendo um significativo aumento nos registros de estelionato na área das 12 cidades sob responsabilidade territorial do 63º Batalhão, que são: Arcos, Bambuí, Camacho, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Itapecerica, Medeiros, Pains, Pimenta, Tapiraí e São Sebastião do Oeste.

Segundo a PM, em levantamentos realizados por auditores, inúmeras modalidades de estelionatos estão sendo praticados por meio de aplicativos, redes sociais e, principalmente, através do uso de telefone.

Com isso, a Polícia orienta o cidadão a não fazer nenhuma negociação ou transações financeiras, como PIX, depósitos, pagamento de boletos, recarga de celulares e outras, sem se certificar da idoneidade da empresa ou instituição. “Geralmente, os golpes ocorrem logo após tratativas com pessoas que entram em contato por telefone e/ou mensagens de aplicativos e e-mails, ou pesquisas na web, onde se geram links que levam a páginas falsas, propiciando o golpe”, explica em nota.

O cidadão que for contratar um empréstimo ou serviço deve, segundo a PM, parar, pensar, dar um tempo na negociação, entrar em contato com um familiar ou amigo, para se certificar de que não está prestes a cair em um golpe.

“Outro tipo comum de golpe é quando o interlocutor, geralmente por mensagens ou ligações telefônicas, de números desconhecidos, se passa por um amigo ou familiar solicitando dinheiro ou empréstimo. Desconfie! Há grande possibilidade de ser o conhecido golpe. Certifique-se, ligando para o número da pessoa e não para o que te solicitou o empréstimo ou transferência bancária”, acrescenta a nota policial.

Nos casos mais graves, a orientação é acionar a Polícia Militar quando desconfiar de que está sendo vítima de golpistas.