PM intensificará ações durante o Carnaval
Região de Furnastur, que atrai muitos turistas nessa época do ano, contará com reforço de policiamento nos dias folia

O 63º Batalhão de Polícia Militar de Formiga irá intensificar as ações operacionais durante o Carnaval, que começa na próxima sexta-feira, dia 28, e vai até terça-feira, dia 4 de março. Como essa época do ano há um aumento expressivo no comércio e no consumo de drogas, a PM reforçará sua atuação em várias regiões, principalmente a de Furnastur, que atrai muitos turistas.
“Nesse período há um aumento significativo no fluxo de pessoas, o que favorece tanto o consumo quanto o comércio de drogas, além da circulação de armas ilegais. Antecipando a alta demanda, criminosos intensificam a armazenagem e o transporte de entorpecentes entre diferentes regiões, ampliando a logística do tráfico e aumentando os riscos à segurança pública. Além disso, o Carnaval, apesar de ser um momento de celebração e descontração, historicamente registra um aumento da criminalidade, incluindo furtos, roubos, acidentes de trânsito e atos de violência, muitas vezes relacionados ao consumo excessivo de drogas ilícitas”, relatou a PM.
Segundo o 63º Batalhão, para ontem, dia 24, estava agendada uma reunião interna para acertar os últimos detalhes de trabalho para o período festivo. “Nós já temos um planejamento das ações. Vamos ter o emprego de 100% do efetivo da Polícia Militar durante os dias de folia. As atividades ocorrerão em todos os turnos de serviço, com blitzes e batidas policias. Além da preservação da ordem, as ações têm como objetivo propiciar um ambiente seguro para os foliões e minimizar as ocorrências de delitos, principalmente os relacionados a furtos e roubos”, informou.
De acordo com a PM, mesmo Formiga não tendo festa de Carnaval, o policiamento será feito pelas ruas da cidade. “Como muitos formiguenses estarão viajando nesse período festivo, estaremos nas ruas para garantir a segurança de suas casas e evitar que os arrombamentos e os crimes de furtos e roubos ocorram”, destacou.
‘Força Total’
Com a proximidade das festas carnavalescas, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou, na quinta e na sexta-feira passadas, dias 20 e 21, em todas as regiões do estado, a 12ª edição da Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil.
A iniciativa, executada de forma articulada em todo o território nacional, sob a coordenação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), teve como objetivo ampliar a atuação das Polícias Militares e intensificar a prestação de serviços de segurança pública no país, com ações preventivas e repressivas contra a criminalidade, enfrentamento ao tráfico de drogas e fiscalizações em rodovias estaduais e federais.
“Esta edição da operação ocorreu em um momento significativo, pois celebra os 30 anos de criação do CNCG-PM, reafirmando o compromisso das Polícias Militares com a preservação da ordem pública e a defesa do estado democrático de direito. Em Minas Gerais, com o foco no fortalecimento da ordem pública e na proteção da população, no período que antecede o Carnaval, a PMMG realizou diversas ações preventivas e repressivas voltadas ao enfrentamento à criminalidade, principalmente ao tráfico de drogas, nas rodovias estaduais e federais delegadas, nos centros urbanos e nas áreas comerciais”, informou a PMMG.
"A operação Força Total é uma operação bem-sucedida por conseguir reunir e unificar todas as Polícias Militares do Brasil com o desafio de proteger a sociedade brasileira", ressaltou o comandante-geral da PMMG, coronel Frederico.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, a operação mobilizou 140 mil profissionais de segurança em um único dia, mais de 2 mil pessoas foram abordadas e 15 mil criminosos foram presos. “A Polícia Militar de Minas Gerais é uma das mais antigas do Brasil e um exemplo de eficiência, eficácia e, na qual, muito de nós nos espelhamos”, destacou.
Nas 12 cidades que compõem o 63º BPM, segundo a PM, foram enviados esforços para reforçar o policiamento com o lançamento de equipes extras para desencadear essa operação.
Orientações da PM para os dias de folia
1 - O uso excessivo de álcool aumenta o risco de situações indesejadas. Ao avistar alguém em atitude suspeita, acione a Polícia Militar.
2 - As crianças devem estar identificadas com o nome e telefone dos responsáveis. Com as crianças, de preferência aos blocos direcionados ao público infantil.
3 - Evite o uso de acessórios de valor. Seja paciente, evite brigas e confusões.
4 - Se algo parecer suspeito ou desconfortável, confie nos seus instintos, afaste-se e procure ajuda. Ficar em grupo aumenta a segurança e diminui as chances de ser alvo de importunação.
5 – Jamais reaja a um assalto. Procure memorizar os traços, sinais particulares e roupas dos infratores, repassando as informações para a Polícia Militar.
6 – Se for viajar no Carnaval, tranque portas, janelas e portões de sua casa. Não deixe visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada ou saída de pessoas. Solicite ao vizinho que recolha suas correspondências e acione a PM quando observar pessoas suspeitas.
7 – Para a segurança do veículo nos dias de folia, estacione em locais iluminados e movimentados. Mantenha os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado. Não dê carona a desconhecidos e não deixe objetos à vista.