PM lança operação ‘Ano Novo Seguro’
Iniciativa tem o objetivo de combater a direção perigosa e a perturbação do sossego

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou nesta quarta-feira, dia 27, a operação preventiva de trânsito “Ano Novo Seguro”, que é voltada ao combate à direção perigosa e à perturbação do sossego. Em Formiga, as ações são de blitz, monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e uma maior circulação de policiais pelas ruas da cidade.
“Assim como Formiga, todas as demais 11 cidades sob a responsabilidade do 63º Batalhão de Polícia Militar contarão com as ações planejadas pelo comando. Aumentamos o efetivo policial e de viaturas, inclusive motocicletas policiais, para identificar os possíveis locais de aglomeração da prática dos chamados ‘rolezinhos’. Desde quarta-feira, estamos fazendo várias intervenções com blitz e abordagem a motociclistas com características típicas dos infratores desta modalidade. Vale destacar que muitas pessoas utilizam as motocicletas para o trabalho e deslocamentos e que a operação terá como foco aqueles que utilizam esses veículos para cometer crimes”, destacou o Batalhão da PM, que ainda lembrou que a participação da sociedade, por meio de denúncias, é um braço forte da corporação e da segurança pública.
Segundo a PMMG, a operação em todo o estado é uma resposta às ações criminosas que aconteceram em Minas nos dias 24 e 25 de dezembro e que foram alvo de operações repressivas por parte da PMMG, resultando na prisão de mais de cem pessoas e na apreensão de mais de 1,5 mil motocicletas no estado.
De acordo com o diretor de operações da PMMG, coronel Flávio Godinho, algumas estratégias estão sendo utilizadas pela instituição para ocupação de espaços, tanto nas áreas urbanas quanto nas rodovias, para que atos criminosos como os acontecidos no Natal não se repitam no Ano Novo.
A comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Cláudia Godinho, afirmou que o condutor que participa na via de eventos organizados sem permissão comete infração gravíssima, que tem como medida administrativa a remoção do veículo, multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.