PM receberá câmeras para fardas

Equipamento chegará para a 7ª Região; Batalhão de Formiga será agraciado

PM receberá câmeras para fardas
Equipamento, com acesso à internet, é capaz de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento (Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG)




Nos próximos dias, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai começar a utilizar as Câmeras Operacionais Portáteis (COP) nas fardas dos agentes. O anúncio foi feito anteontem, 24, pelo secretário-geral do Estado, Professor Mateus, durante a segunda edição da Feira de Inovação Tecnológica, na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte. Conforme apurou “O Pergaminho” junto ao 63º Batalhão, são esperadas câmeras para Formiga, mas ainda não há informações sobre quantidade nem data para chegar.

Segundo o governo de Minas, foram adquiridos 1.040 equipamentos, que foram entregues à instituição em outubro e serão implementados até 8 de dezembro. Assim, mais de 4 mil policiais de todas as regiões do estado farão uso da tecnologia, em turnos alternados, com o planejamento de distribuição de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado-Maior da PMMG.

"Nos próximos dias, serão mais de 4 mil policiais que estarão nas ruas portando as câmeras, que acompanharão em tempo integral as operações, facilitando a apuração dos crimes. Integrando isso ao Olho Vivo, que é um projeto que ajuda no monitoramento da situação de segurança nas ruas, continuaremos comemorando a redução dos índices de criminalidade em Minas Gerais", afirmou Professor Mateus.

O investimento, de R$ 2,4 milhões, contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens das câmeras e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.

As 19 regiões da PMMG, incluindo a 7ª Região em Divinópolis, da qual Formiga faz parte, receberão as câmeras com acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.

Em Formiga, de acordo com a assessoria de Comunicação do 63º BPM, por iniciativa do comandante, tenente-coronel Fábio Gotelip Júnior, já existem oito Câmeras Operacionais Portáteis. Elas foram adquiridas por meio de recursos repassados como Emenda Impositiva da Câmara Municipal. Além delas, há outras que foram compradas por alguns militares, com recursos próprios, mas não houve informações de quantas.

CONCURSO

O Governo de Minas também anunciou anteontem concurso para a incorporação de 10.268 novos policiais militares para os próximos quatro anos, dos quais 3.250 se somarão ao efetivo já em 2023. "O nosso reconhecimento vai além do reforço tecnológico. O reforço humano da atividade policial é central. Conseguimos integrar mais de 4 mil agentes no último mandato e temos o compromisso de garantir a reposição do efetivo ao longo de cada ano. São concursos contínuos, como sempre deveriam ter acontecido", reforçou o secretário-geral de Estado.