Polícia Civil apreende mais de cem cigarros eletrônicos em comércio de Formiga

Ação aconteceu durante cumprimento de mandado de busca em endereço alvo de investigação de violência doméstica

Polícia Civil apreende mais de cem cigarros eletrônicos em comércio de Formiga
Material não possui comprovação de origem/nota fiscal; proprietário foi autuado pelo crime de contrabando - PCMG/Divulgação




A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu na segunda-feira, 25, mais de cem cigarros eletrônicos (também conhecidos por DEF – Dispositivos Eletrônicos para Fumar – e Vapes) em um estabelecimento comercial de Formiga. O material, de venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não possui comprovação de origem/nota fiscal, sendo o proprietário autuado pelo crime de contrabando.

A apreensão foi realizada durante cumprimento de mandado de busca em endereço no âmbito de investigação de violência doméstica, conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Formiga. O inquérito policial apura crimes de ameaça com uso de arma de fogo que teriam sido cometidos pelo dono do estabelecimento contra a ex-namorada.

Esses cigarros, que têm se tornado cada vez mais comuns entre os jovens, são proibidos no Brasil desde 2009, devido a riscos e impactos à saúde pública brasileira. A Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024 além de proibir a comercialização, importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos DEF, reforça a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, públicos ou privados.