Polícia Civil apreende mais de cem cigarros eletrônicos em comércio de Formiga
Ação aconteceu durante cumprimento de mandado de busca em endereço alvo de investigação de violência doméstica

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu na segunda-feira, 25, mais de cem cigarros eletrônicos (também conhecidos por DEF – Dispositivos Eletrônicos para Fumar – e Vapes) em um estabelecimento comercial de Formiga. O material, de venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não possui comprovação de origem/nota fiscal, sendo o proprietário autuado pelo crime de contrabando.
A apreensão foi realizada durante cumprimento de mandado de busca em endereço no âmbito de investigação de violência doméstica, conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Formiga. O inquérito policial apura crimes de ameaça com uso de arma de fogo que teriam sido cometidos pelo dono do estabelecimento contra a ex-namorada.
Esses cigarros, que têm se tornado cada vez mais comuns entre os jovens, são proibidos no Brasil desde 2009, devido a riscos e impactos à saúde pública brasileira. A Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024 além de proibir a comercialização, importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos DEF, reforça a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, públicos ou privados.