Polícia Militar faz alerta sobre golpe do reconhecimento facial

Crime tem sido praticado através da contratação de serviços via WhatsApp e na entrega de mercadorias que a pessoa não comprou

Polícia Militar faz alerta sobre golpe do reconhecimento facial
Em vídeo, tenente Coutinho explica a dinâmica dos golpistas para extorquir dinheiro das pessoas




A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou nesta semana, em suas redes sociais, um vídeo fazendo um alerta sobre o golpe do reconhecimento facial. No vídeo, o tenente Coutinho explica como é a dinâmica dos golpistas para extorquir dinheiro das pessoas.

Segundo o policial, o crime tem sido praticado através da contratação de serviços via WhatsApp e também na entrega de mercadorias que não tiveram a compra realizada. “O golpista faz contato pelo WhatsApp com uma oferta de contratação de serviços e envia um link para que a pessoa faça o reconhecimento facial. Isso também pode acontecer na entrega de mercadorias que a pessoa não comprou, como se fosse um presente. É aí que mora o perigo, pois o golpista poderá contratar empréstimos ou fazer compras através desta foto”, relatou.

De acordo com a PMMG, para não cair nesse tipo de golpe, a pessoa deve observar se quem fez o contato é de confiança. “Prefira fazer esse procedimento de reconhecimento facial através de aplicativos oficiais e não permita que o entregador de uma compra não realizada tire uma foto sua. A tecnologia é excelente, mas merece a sua atenção”, ressalta a PM.