Ponte de ferro sobre Rio Formiga terá nome de Guiomar Fontes Soares
Projeto de Lei aprovado nesta semana pela Câmara Municipal homenageia moradora que foi ‘exemplo de força, generosidade e ligação com o povo de Formiga’

A ponte de ferro onde o trem passa sobre o Rio Formiga, perto do Horto Florestal, terá o nome de Guiomar Fontes Soares. O projeto de lei nº 798/2024, de autoria do vereador Flávio Martins e aprovado nesta semana pela Câmara Municipal, homenageia essa moradora, que foi “exemplo de força, generosidade e ligação com o povo de Formiga”.
Nascida em 1899, Guiomar, que era mais conhecida como "Dona Guiô", veio jovem para Formiga e, ao lado do marido Frederico Aluísio Soares, empreendedor e fundador da Companhia Industrial Formiguense (a “Charqueada”), viu sua vida entrelaçada com o desenvolvimento da cidade. “Generosa, acessível e sempre elegante, Dona Guiomar era conhecida pelo respeito e carinho que dedicava aos trabalhadores da fazenda e à comunidade local. Vivia com uma presença distinta, com trajes impecáveis e conduzindo sua charrete com classe. Era uma verdadeira dama à frente de seu tempo. Ela escolheu ser enterrada em nossa cidade e deixou um legado de carinho e conexão com o povo formiguense”, descreveu a assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.
O projeto aprovado segue para o Executivo para sanção e publicação.