Possíveis chuvas no Natal deixam Defesa Civil em alerta

Recomendação é de que moradores de áreas de risco adotem medidas de autoproteção e proteção comunitária

Possíveis chuvas no Natal deixam Defesa Civil em alerta
Uma das áreas de risco em Formiga é a Rua da Pedreira, onde há possibilidade de deslizamento de rocha




A previsão de mais chuvas para esta semana do Natal deixou a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil em Formiga em alerta. A recomendação é de que os moradores de áreas de risco adotem medidas de autoproteção e proteção comunitária.

Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Jorge Zaidam, as áreas de risco existentes na cidade são alguns imóveis na Rua da Pedreira, no Bairro Alto da Praia, na Rua Expedicionário Jorge Alvarenga e em outros pontos isolados de Formiga que se encontram próximos a encostas. Além disso, há casas construídas às margens de córregos e rios, que correm risco de alagamento com as fortes chuvas.

Os moradores dessas localidades precisam ficar atentos. Os vizinhos também devem se ajudar. Na iminência de uma ocorrência, quem puder, não durma em suas casas, procure o apoio de parentes”, orientou Jorge Zaidam.

De acordo com ele, as medidas preventivas, coordenadas pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, já foram tomadas em Formiga e constaram de vistorias feitas nos locais de risco e reuniões envolvendo representantes de secretarias municipais, Polícia Militar e Consep (Conselho de Segurança Pública), além de uma palestra ministrada para residentes da Rua da Pedreira.

Em caso de qualquer emergência, os cidadãos deverão ligar para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros.

 

No estado

Conforme divulgou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de mais chuva pelo menos até o início da semana que vem na maior parte de Minas Gerais. Além de Minas, os maiores volumes podem atingir os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás e parte do Mato Grosso e do Tocantins.

Essa previsão de mais chuva tem preocupado autoridades, que vêm divulgando alertas. Um vídeo do secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, falando em Minas Gerais sobre o volume grande de chuva está circulando nas redes sociais. Nele, o coronel ressalta a importância de as pessoas adotarem medidas de proteção. “Essas medidas são importantes principalmente para as pessoas que moram em áreas de risco, de deslizamento e inundação. Precisam ficar atentas e aquelas que puderem não durmam em suas casas, procurem casas de parentes, procurem se proteger. Nós não queremos nenhuma morte em Minas Gerais, nós não queremos sofrimento neste estado”, diz ele no vídeo.

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), também divulgou orientações à população sobre os cuidados que precisam ser tomados nesta época. “Estamos vivendo um período chuvoso muito intenso. Nesta semana do Natal, podemos chegar a 200 milímetros de chuva em alguns pontos do estado. É muita chuva”, disse o coronel Osvaldo de Souza Marques, coordenador Estadual da Defesa Civil de Minas. “Se você mora em local de risco, viu algum tipo de deslizamento, tem uma rachadura em casa em alguma parede, ou se ao lado da sua casa passa um rio, córrego ou ribeirão que subiu de volume, busque ajuda. Vá para a casa de um parente, um amigo, vá para um posto da polícia, do Corpo de Bombeiros, algum órgão do Estado, da Prefeitura da sua cidade, mas não fique em casa. Sua vida é o mais importante”, aconselhou o militar.

O coordenador da Defesa Civil de Minas destacou ainda que o efetivo está trabalhando em diversos municípios para o enfrentamento ao período chuvoso. “Estamos com equipes descentralizadas em 19 Regiões da Polícia Militar, conversando com as defesas civis municipais, com os diversos órgãos do Governo de Minas Gerais, para melhor atender o povo mineiro. A Defesa Civil tem atuado também no socorro e assistência das pessoas desabrigadas e desalojadas, sobretudo com o que nós chamamos de ajuda humanitária: cesta básica, kit de higiene, kit de limpeza, colchão, para dar o mínimo de amparo para quem precisa neste momento”, ressaltou Osvaldo.

Ele lembra que, todos os dias, a Defesa Civil do estado divulga alertas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). Além disso, é possível receber os alertas via SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199 que o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens comunicando eventos severos na localidade indicada.
Desde o início do período chuvoso, no final de setembro, 91 municípios decretaram situação de emergência. Segundo o boletim da Cedec de terça-feira, 20 de dezembro, eventos provocados pelas chuvas deixaram 4.434 pessoas desalojadas e 1.244 desabrigadas. De 21 de setembro até agora, oito pessoas morreram.

 

Previsão do tempo

Em Formiga, a previsão é de chuva desta quinta-feira, dia 22 de dezembro, até domingo de Natal, 25. Segundo o portal de metereologia Climatempo, as pancadas de chuva ocorrerão à tarde e à noite, com exceção da noite de sábado, que deverá ter tempo aberto. Pelas manhãs, haverá sol e aumento de nuvens.

Para esta quinta, a temperatura mínima será de 14º C e a máxima de 27º C. Na sexta, a mínima será de 12º C e a máxima de 27º C. Já no sábado e domingo, a previsão de temperaturas é a mesma: mínima de 14º C e máxima de 26º C.

 

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Jorge Zaidam, com bombeiros de Formiga

O secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Alves, gravou vídeo em Minas Gerais alertando sobre o volume de chuvas previsto para o estado