Posto da Hemominas em Formiga bate meta de coleta de sangue

Inaugurado no dia 25 de julho, unidade funciona às quintas-feiras e tem coletado 60 bolsas de sangue por semana, as quais representam a capacidade do serviço em Formiga

Posto da Hemominas em Formiga bate meta de coleta de sangue
O PACE conta com uma equipe de profissionais capacitados para os atendimentos




Ao contrário do que tem acontecido no estado de Minas Gerais, em Formiga, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Hemominas (Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais) está atendendo muito bem à demanda de doações de sangue. A unidade, que funciona somente às quintas-feiras, tem batido a meta semanal de coleta de 60 bolsas de sangue, as quais representam a capacidade do serviço na cidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gleison Frade, no município, há sempre pessoas dispostas a doar sangue semanalmente. “Estamos sempre fechando a quantidade de doações. O PACE está funcionando muito bem em Formiga e conta com uma equipe capacitada para o atendimento”, ressaltou.

O PACE está trabalhando tão bem na cidade que não está entre as unidades de Minas que estão convocando doadores voluntários devido à baixa do estoque de sangue. Nesta semana, a Hemominas fez uma chamada para o comparecimento de doadores, fidelizados ou não, em várias regiões do estado.

Conforme informou a fundação, com a queda no comparecimento, os estoques de sangue dos grupos sanguíneos, principalmente O positivo, O negativo e A negativo, têm ficado em níveis críticos nos últimos dias. 

“Para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue em Minas Gerais e atender à demanda de pacientes com segurança, é necessário que o estoque seja normalizado. Cabe lembrar a importância da hidratação para a realização da doação, já que o clima segue muito seco e a pouca hidratação pode ocasionar inaptidão nos candidatos’, divulgou a Hemominas.

O PACE

Inaugurado no dia 25 de julho, o PACE conta com uma infraestrutura adequada para receber os doadores e uma equipe de profissionais capacitados formada por 15 pessoas. Ele, que funciona na Rua Alberico Salazar, 335-A, próximo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), atende pessoas de Formiga e região e leva o nome de Maria Tereza de Moura Minucci, falecida em 2019 em decorrência de um câncer.

A unidade é resultado de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, e a Santa Casa de Formiga foi a responsável pela construção do prédio que abriga o posto. 

Agendamentos para doação de sangue podem ser feitos pelo 37 99178-2021, das 7 às 13 horas.

Para doar sangue

As condições e restrições para doação de sangue estão disponibilizadas no site da Hemominas. Entre os critérios básicos, destacam-se:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.

• Pesar mais de 50 kg;

• Estar bem descansado no momento da doação;

•    Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;

• Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

• Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

• Não ter tido hepatite após os 11 anos;

• Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura

O posto, que funciona na Rua Alberico Salazar, 335-A, próximo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), atende pessoas de Formiga e região