Prefeitura anuncia que encerrará contratos com médicos do Icismep

Especialidades que deixarão de ser atendidas pelo Consórcio Público Intermunicipal já fazem parte do quadro de médicos efetivos que atuam no município

Prefeitura anuncia que encerrará contratos com médicos do Icismep
Especialidades que serão migradas para o atendimento da equipe própria da Prefeitura são obstetrícia, oftalmologia, endocrinologia e cardiologia - Foto: Pixabay




 A Prefeitura de Formiga anunciou, na sexta-feira, 24, que, atenta à situação orçamentária do Município, fará ajustes em algumas áreas a fim de equilibrar o orçamento. “Na Secretaria Municipal de Saúde, sem comprometer o atendimento à população, será feito o encerramento da atuação de alguns médicos especialistas que trabalham no município por meio do Consórcio Público Intermunicipal Icismep (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba)”, divulgou em nota.

Segundo a Administração Municipal, as especialidades que deixarão de ser atendidas pelo Icismep já fazem parte do quadro de médicos efetivos que atuam no Município, “o que reforça o compromisso com a valorização de nossos próprios profissionais”.

As especialidades que serão migradas para o atendimento especializado da equipe própria da Prefeitura serão: obstetrícia, oftalmologia, endocrinologia e cardiologia.

A medida poderá ser revista a qualquer momento, com a exclusão ou inclusão de outras especialidades na lista de suspensão.

Todas as especialidades que deixarão de ser disponibilizadas por meio do Icismep contarão, ainda, com os atendimentos normais disponibilizados no Centro de Atenção à Saúde (Cemas), com médicos efetivos.

O atendimento de neuropediatria não está na lista de migração e essa possibilidade não chegou a ser considerada pela Administração Municipal, visto que não há neuropediatra no quadro de servidores efetivos. Essa especialidade foi incluída pela atual gestão em uma iniciativa inovadora e que já proporcionou diversos benefícios à população.  

É importante que a população entenda que nenhum paciente ficará desassistido. A ação da Administração, por meio da Secretaria de Saúde, está sendo criteriosamente estudada, com o intuito de causar mínimos impactos, reafirmando, mais uma vez, a responsabilidade na gestão pública.