Prefeitura confirma dois óbitos por dengue em Formiga

Mortes são de um bebê de 7 meses e de uma idosa de 70 anos

Prefeitura confirma dois óbitos por dengue em Formiga
Boletim mostra dados atualizados da dengue no município




A Prefeitura de Formiga divulgou na tarde desta sexta-feira, 17 de maio, a atualização do Boletim Epidemiológico da Dengue no município.         Nele, são confirmadas duas mortes pela doença, sendo a de um bebê de 7 meses, falecido em março, e de uma idosa de 67 anos, em fevereiro.

O novo informativo da dengue, com dados coletados de 1º de janeiro a 16 de maio deste ano, também mostra um aumento nos casos em relação ao boletim anterior, cujos dados eram referentes ao período de 1º janeiro a 31 de março. Foram 4.192 casos no antigo (entre notificações e confirmações) e 5.201 no mais recente, ou seja, uma diferença de 1009 registros.

Entre os casos confirmados, foram 2.784 no boletim anterior e 3.454 no boletim desta sexta, resultando em 670 novas confirmações de dengue (ver quadro).

Em nota, a Prefeitura diz que, “novamente, de acordo com a equipe responsável pela coleta de dados, o aumento significativo nos números é em virtude do recebimento e da inclusão no sistema de resultados de exames ‘antigos’ feitos no Ambulatório da Dengue (Cemas), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em laboratórios particulares”.


Sobre a dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ela possui 4 sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, o que significa que uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com os quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.

A dengue do sorotipo 1 é a mais presente no Brasil, sendo registrada em todos os estados. Na sequência, é observado o sorotipo 2, em 24 estados e no Distrito Federal.

Há a circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue no território nacional, mas somente Minas Gerais registrou, até o momento, a presença de todos os sorotipos atuando simultaneamente.


Em 46 dias, foram 670 novas confirmações de dengue em Formiga - Foto: Pixabay