Prefeitura divulga resultado parcial da vacinação contra Meningite C
Campanha voltada para crianças, jovens e adultos termina no dia 30 de abril

A Prefeitura Municipal, por meio do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quarta-feira, dia 19, o resultado parcial da Campanha de Vacinação contra a Meningite C em Formiga. A iniciativa ocorre em todo o estado desde novembro do ano passado e seria finalizada em fevereiro deste ano, mas foi prorrogada para até o dia 30 de abril.
O público-alvo para a vacinação inclui jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde. Além deles, a imunização é direcionada a crianças de 3 e 5 meses de idade e 1 dose de reforço aos 12 meses de idade.
De acordo com o Setor de Epidemiologia, do início da campanha até esta quarta-feira, foram vacinadas 273 pessoas entre 16 e 19 anos; 582 com idade de 20 a 24 anos; 616, entre 25 e 29 anos; 126 de 30 a 34 anos; 43 de 35 a 39 anos; 43 de 40 a 44 anos; 36 de 45 a 49 anos; 44 de 50 a 54 anos; 24 de 55 a 59 anos; 34 de 60 a 64 anos e 72 pessoas acima de 70 anos. Além deles, foram contabilizados 91 universitários, 398 professores e 305 profissionais da saúde vacinados.
O Setor Epidemiologia informou que a campanha terminará no estado no próximo dia 30, mas que a vacinação em Formiga continuará aberta até julho deste ano para os seguintes públicos: crianças, adolescentes e profissionais da saúde.
Em Formiga, as ações de imunização foram intensificadas durante a campanha. Um dia especial de vacinação ocorreu em 18 de março na cidade e na região de Furnastur.
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2022, dois casos de meningite foram confirmados em Formiga. Neste ano, ainda não há notificações.
Para receber a dose da vacina, basta conferir o cartão de vacinação e procurar o posto de saúde mais próximo de casa. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização (PNI) que protegem contra a meningite, são:
• Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
• Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois) meses e 4 (quatro) meses e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
• Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.
• Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para adolescentes de 11 e 14 anos. Administrar 1 (um) reforço ou 1 (uma) dose.
Doença
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).