Prefeitura e Unifor renovam convênio que viabiliza Projeto Horta Urbana
Parceria, que começou em março de 2018, foi firmada para mais cinco anos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, e o Unifor-MG renovaram por mais cinco anos o Convênio de Cooperação Técnica que viabiliza o Projeto “Horta Urbana” em Formiga. A assinatura da renovação da parceria foi feita na quinta-feira passada, dia 28, pelo reitor da instituição de ensino, Marco Leão, o coordenador do curso de engenharia agronômica, Adriano Alves da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, que representou o prefeito Eugênio Vilela.
O Unifor-MG é parceiro do projeto desde o início. Conforme informou a Prefeitura, o “Horta Urbana” começou em março de 2018, a partir de uma iniciativa do então coordenador do Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA) e hoje secretário, Anuar Teodoro, que propôs um desafio aos alunos do curso de engenharia agronômica do Centro Universitário de Formiga, que eram estagiários no equipamento: criar uma horta em um terreno ocioso ao lado do BMA, que fica no Bairro Água Vermelha. A equipe aceitou o desafio e, no dia 28 de março de 2018, foi iniciada a implantação da primeira unidade do projeto. Além de Anuar, a equipe era composta pelos estagiários Júlio Gonçalves, Saulo Bottrel e Renan Lima e pelos professores Adriano Alves da Silva e Dênio Garcia Silva Oliveira.
De acordo com a Prefeitura, a criação da horta piloto despertou o interesse de moradores de outros bairros em desenvolver trabalho semelhante, principalmente para ocupar áreas ociosas que eram utilizadas como depósito de entulhos. “Também houve a questão de pessoas envolvidas aprenderem a importância de consumir alimentos saudáveis e do uso racional da água e do solo, outra preocupação do projeto. A iniciativa começou a despertar o interesse de outros municípios, que têm constantemente realizado visitas técnicas em busca de informações sobre a experiência”, informou.
Segundo Anuar, desde o início do projeto, já foram produzidas, de maneira agroecológica, mais de 25 toneladas de alimentos, que foram doadas às famílias envolvidas no cultivo das hortas e, também, à rede socioassistencial do município. “O Projeto Horta Urbana além de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, ajudou também na formação de mais de 20 estagiários que por ele passaram nesses cinco anos”, ressaltou.
Atualmente, existem 13 hortas urbanas em Formiga e elas ficam nas seguintes localidades: Água Vermelha (Banco Municipal de Alimentos); Cidade Nova (SSVP); Maringá (Associação de Amigos e Moradores do Bairro Maringá); Alvorada (Paróquia São Judas Tadeu); Sagrado Coração de Jesus (Tiro de Guerra 04-030); Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG; Comunidade Terapêutica NARCC; Casa Divina Misericórdia; Engenho de Serra (CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social); Novo Horizonte (CAPS – Centro de Atenção Psicossocial); Souza e Silva (CEI Maria Augusta Leão); Residencial Tino Pereira (CEDESC – Centro de Desenvolvimento Social e Comunitário) e Escola Municipal Benedita Gomide Leite (Vargem Grande).