Prefeitura e VLI formalizam parceria; ‘Memorial do Trem’ será inaugurado em janeiro
Iniciativa faz parte do projeto ‘Estação Memória’, que está percorrendo diversas cidades do Brasil

Está prevista para janeiro próximo a inauguração de uma expografia que exibirá a história da estação ferroviária de Formiga. Nesta quarta-feira, dia 2, a Prefeitura Municipal formalizou uma parceria com a empresa VLI (Valor da Logística Integrada), visando a realização dessa iniciativa, que faz parte do projeto “Estação Memória”, o qual está percorrendo diversas cidades do Brasil.
O “Memorial do Trem” será montado em dezembro, em uma das salas da Casa do Engenheiro, sede da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo a responsável pelo “Estação Memória”, Raissa Faria, o projeto que chegou a Formiga em maio deste ano está ainda em processo. “Já foi feita oficina de fotos e memórias, roda de histórias e entrevistas em áudio e em vídeo sobre a estação ferroviária de Formiga. Agora, estamos em fase de edição de todo o conteúdo e criação do projeto expográfico”, contou.
O projeto é uma realização da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com patrocínio da VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem todo o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.
Nesta quarta, estiveram em Formiga para a formalização da parceria a analista institucional da VLI Multimodal, Bruna Andrade, e o supervisor Alamarque Lima. Eles foram recebidos pelo prefeito Eugênio Vilela e pelo secretário de Cultura, Alex Arouca.
Conforme divulgou o Executivo, para o projeto, a VLI disponibilizará oito pequenos vídeos com depoimentos de detentores de memórias, com versões de acessibilidade em libras e audiodescrição, e uma página multimídia com todos os conteúdos da expografia para acesso digital, além da exposição permanente. “O apoio da Administração Municipal consiste em oferecer local adequado para a exposição, apoiar na indicação de entrevistados, participar da aprovação da proposta de expografia, mobilização da cidade para o projeto e para a inauguração e cumprir os checklists básicos de condições de implementação do projeto”, informou.
Com duração de 11 meses, o “Estação Memória” busca criar espaços que registrem e difundam a memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e em todo Brasil, já tendo passado por cidades como Divinópolis, Matozinhos-MG e Três Rios-RJ.
A expografia será montada em dezembro, em uma das salas da Casa do Engenheiro