Prefeitura inicia revitalização da Praça Ferreira Pires
Intervenções visam a proporcionar mais segurança e minimizar furtos, exploração da prostituição e uso de drogas no local

A Prefeitura de Formiga decidiu revitalizar a Praça Ferreira Pires, que na semana passada foi alvo de reclamações de comerciantes por estar se transformando em um reduto de prostituição, drogas e pessoas em situação de rua. Os serviços começaram nesta semana, com a limpeza do local.
No dia 25 de janeiro, uma comitiva de comerciantes e moradores do entorno da praça, acompanhada do vereador Marcelo Fernandes/União, esteve no Gabinete Municipal em reunião com a prefeita em exercício Adriana Prado para relatar o problema que vem se agravando no local e que pode trazer um futuro indesejável. A preocupação deles é de que o espaço se torne uma possível futura cracolândia.
A Ferreira Pires, que nas décadas de 1950, 1960 e 1970, era o local de lazer de jovens ao som da corporação musical São Vicente Férrer e nas décadas de 1980, 1990 e 2000 ponto de encontro da juventude por causa dos bailes no Clube Centenário e do movimento nos bares do Seu Luís, do Nalvo, do Gedão, do Clube da Esquina, do Video’s Bar e da Boate Aquárius, chega a 2024 como espaço para jogos de baralho, prostituição e uso de drogas.
Segundo pessoas que trabalham na região tudo começou a piorar há cerca de 25 anos, quando a Prefeitura construiu mesas e bancos de alvenaria para jogos de baralho na esperança de proporcionar lazer para homens da terceira idade, porém com a mudança do centro comercial mais pujante para a Praça Getúlio Vargas, Rua Pio XII, Rua Silviano Brandão e Rua Barão de Piumhi, o movimento na Ferreira Pires passou a ser de pessoas distantes de interesses comerciais.
Em áudio, um profissional liberal relatou a “O Pergaminho” que “a Praça Ferreira Pires foi invadida por cidadãos estranhos, que estão dormindo no coreto, entrando nas lojas, pegando calçados e dizendo que não vão pagar e que podem chamar a polícia para eles”. “Esses mesmos cidadãos foram a um restaurante da região e ameaçaram o proprietário, estão fazendo comida na praça e incomodando até os formiguenses que aguardam lotação no ponto de ônibus. Alguns comerciantes se reuniram pela manhã na Prefeitura pedindo uma ação rápida do Município, porque senão vai virar cracolândia. Depois que tiver 100, 200, aí não tem jeito de tirar mais. Está um absurdo, um verdadeiro horror”, observou.
AS MODIFICAÇÕES
Na segunda-feira, dia 29, a Prefeitura divulgou a decisão de reestruturar a praça. “Atenta à situação de uma das principais praças da cidade e pensando no bem-estar dos moradores, trabalhadores, comerciantes e da população em geral que transita pela região diariamente, a prefeita em exercício Adriana Prado definiu pela reestruturação do espaço”, informou.
Segundo a Administração Municipal, a Secretaria de Obras e Transito irá trabalhar na retirada das mesas e bancos de alvenaria construídos em gestões anteriores. O coreto receberá novo portão e as árvores serão podadas, o que proporcionará mais iluminação no interior da praça. Os banheiros que existem no local já foram trancados e serão reabertos somente durante a realização de eventos na praça. “As ações visam a proporcionar mais segurança no local e minimizar furtos, exploração da prostituição e uso de drogas naquela área”, ressaltou.
Em relação às pessoas em situação de rua, a Prefeitura informou que, após nova atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os cidadãos de Piumhi foram conduzidos à cidade de origem pela equipe do Creas. O acompanhamento da situação teve início em 19 de outubro de 2023. Outra pessoa que também estava permanecendo na praça foi atendida pelos servidores da Administração Municipal e irá residir em uma casa cujo aluguel será custeado pela própria família. No entanto, o Creas continuará com o acompanhamento.
Moradores e comerciantes do entorno da praça se reuniram na Prefeitura para pedir uma ação rápida do Município
Vídeo divulgado nas redes sociais flagra o momento em que mulher bate com uma mangueira em um dos rapazes que se encontravam no local