Prefeitura lança cadastros turístico e cultural de Formiga

Ferramentas têm como objetivo organizar e fortalecer esses setores

Prefeitura lança cadastros turístico e cultural de Formiga
O Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa é um dos pontos turísticos que sedia eventos culturais em Formigas cookies para coletar estatísticas




A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Turismo e da Secretaria de Cultura, acaba de lançar os cadastros turístico e cultural em Formiga. As ferramentas são direcionadas a empreendedores e artistas desses segmentos e têm como objetivo organizar e fortalecer esses setores.

 

O Cadastur

Conforme divulgou a Administração Municipal, o cadastro turístico, denominado Cadastur, é gratuito e obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e guias de turismo. “Os demais prestadores, como restaurantes, bares e cafeterias, casas de espetáculos, locadoras de veículos, prestadores de infraestrutura e apoio para eventos, empreendimentos de entretenimento e lazer, parques aquáticos e empreendimentos de apoio ao turismo náutico, assim como prestadores especializados em segmentos turísticos, não têm obrigatoriedade do cadastro. Contudo é muito importante e fundamental para o desenvolvimento do município que todos se cadastrem”, ressaltou.

Segundo a Prefeitura, Formiga possui uma variedade de pontos turísticos, atraindo visitantes de diferentes regiões do Brasil. “Para atender a essa demanda, a cidade deve transmitir segurança e confiabilidade durante as viagens, garantindo que seus visitantes tenham a melhor experiência possível”, destacou.

Algumas vantagens para o prestador cadastrado são: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, no caso de Minas Gerais,
o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e
visibilidade nos sites do Cadastur, do Programa Viaje Legal e do Portal de
Minas Gerais.

Para fazer o cadastro e ter acesso a maiores informações, acesse: https://cadastur.turismo.gov.br/.

 

Cadastro Cultural

De acordo com a Prefeitura, o Castro Cultural Formiguense tem como principal propósito conhecer e mapear os formiguenses “fazedores de cultura”. “Por meio dele, será possível criar políticas públicas mais eficazes, promover parcerias estratégicas e fomentar ações que valorizem e impulsionem a cultura local. A partir desse cadastramento, o acesso às inscrições para os concursos artísticos e editais lançados pela Secretaria de Cultura será facilitado, uma vez que os dados pessoais do participante serão ‘puxados’ automaticamente do cadastro, devendo ser completadas, apenas, as informações referentes ao evento em questão”, explicou.

Para a Prefeitura, a cultura de Formiga é impulsionada pelo talento e dedicação de seus artistas e agentes culturais. “O cadastro garantirá maior visibilidade aos artistas, grupos, coletivos e profissionais culturais formiguenses”, comentou.

O cadastro já está disponível e pode ser acessado pelo App Formiga, na
aba “Cultura”. Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura, na Casa do Engenheiro, ou pelo WhatsApp 99833-7350 e telefone 3329-1827.