Prefeitura lançará 7 editais que beneficiarão diversos segmentos da cultura
Editais fazem parte das estratégias para execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo em Formiga

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, pretende lançar sete editais que beneficiarão diversos segmentos da área em Formiga. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Alex Arouca, durante reunião do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) realizada na sexta-feira, dia 28 de julho, na Casa do Engenheiro.
Segundo Alex, os editais fazem parte das estratégias para execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), sendo que seis deles serão direcionados ao setor de audiovisual e um para as demais áreas da cultura. Os conselheiros aprovaram as ideias.
Durante a reunião, também foram abordados outros assuntos. Na ocasião, foi lida uma carta do Fórum Mineiro de Reinados e Congados endereçada à subcomissão de cultura do Estado de Minas, com o intuito de alertar o Estado sobre a importância da inclusão das culturas populares nas Políticas Públicas, especialmente nas leis como a LPG.
Novos conselheiros
Essa foi a última reunião ordinária da composição atual do Comcult, que, após dois anos de trabalho, será renovado. Novos conselheiros deverão ser nomeados pelo prefeito Eugênio Vilela, a partir deste mês de agosto. Para isso, foi aberto, no APP Formiga, um cadastramento para que agentes culturais formiguenses manifestem interesse em participar do conselho, que é um órgão colegiado, consultivo e normativo, que integra a estrutura básica da cultura local.
Quem tiver interesse deve acessar o “APP Formiga”, na aba “Cultura”, e preencher as informações solicitadas no ícone “Manifestação para participação no Comcult”. De acordo com a Prefeitura, é importante que o agente cultural indique o setor que deseja representar, dentre um dos citados no inciso II do Art. 24 da Lei nº 5.610: Artes Cênicas (teatro, dança, capoeira e congêneres); Artes Visuais (artes plásticas, artesanato, fotografia, artes gráficas e congêneres); Música; Literatura ou Associações de Congado ou Folia.
A Administração Municipal mantém, também, uma consulta pública, online, com o objetivo de identificar o perfil dos artistas e demais trabalhadores da cadeia cultural formiguense. Ela continua aberta e pode ser acessada por meio do “APP Formiga”, ou pelo link:
Conforme ressaltou a Prefeitura, é muito importante que os interessados respondam à consulta pública e participem das oitivas, mas, também, que conheçam a lei, que pode ser acessada pelo link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp195.htm
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: culturaformiga@gmail.com