Prefeitura presta homenagem a Silviano Santiago
Escritor formiguense foi agraciado com o Prêmio Camões, o mais prestigiado da literatura portuguesa

Está no site oficial de Prefeitura de Formiga uma justa homenagem a seu filho mais ilustre, o escritor Silviano Santiago. Ele foi agraciado neste ano de 2022 com o Prêmio Camões, o mais prestigiado da literatura em língua portuguesa. Silviano receberá a comenda dos presidentes do Brasil e Portugal. Ensaísta, contista, poeta, romancista e crítico literário, ele tem atualmente com 86 anos e possui mais de 30 livros publicados.
Nascido em 1936 em Formiga, Silviano Santiago é doutor em letras pela Sorbonne e já foi professor de conceituadas universidades norte-americanas e europeias. No Brasil, lecionou na PUC-RJ, e é professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Eleito membro da Academia Mineira de Letras em 2021, Silviano chegou a ser favorito para ocupar o lugar de Lygia Fagundes Telles na cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, mas retirou a candidatura por se sentir "desestimulado e triste", como declarou em junho deste ano.
Com essa premiação, ele se torna o mais premiado autor de língua portuguesa. Natural de Formiga, ele já detinha os prêmios Machado de Assis, Oceanos, Casa de Las Américas, além de diversos Jabutis. Em 2015, venceu o Oceanos, com "Mil Rosas Roubadas". Já no ano seguinte, o romance "Machado" ficou em 2º lugar no mesmo prêmio, tendo vencido duas categorias — Romance e Livro do Ano — no Jabuti.
Outros brasileiros que receberam o Prêmio Camões foram Jorge Amado, Chico Buarque, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar. João Ubaldo, Antônio Cândido, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Teles, Rubem Fonseca, Raquel de Queroz, além do moçambicano Mia Couto e o Prêmio Nobel de Literatura, o português José Saramago. A data de solenidade da entrega do prêmio ainda não foi divulgada.