Prefeitura reforçará equipe de saúde para enfrentamento à dengue
Cemas chegou a registrar 150 atendimentos diários de pessoas suspeitas da doença

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá reforçar a equipe que trabalha no enfrentamento à dengue em Formiga. A decisão foi tomada durante uma reunião na quarta-feira passada, dia 28, entre o secretário de Saúde, Gleison Frade, a enfermeira Berenice Almeida e a diretora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Poliana Silva.
Conforme divulgou a Prefeitura, durante o encontro, eles abordaram a urgência de reforçar a equipe médica e de enfermagem, visando aprimorar o atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença. “Estamos dependendo apenas dos trâmites administrativos para a contratação dos profissionais. São três técnicos de enfermagem e um enfermeiro. Não tem como precisar o dia exato que começarão a trabalhar, porque dependemos deles para apresentar os documentos pessoais e se apresentarem ao serviço. Todos os servidores da Saúde estão desempenhando trabalhos relacionados ao enfrentamento da dengue, não só os da UPA mas os das UBS, do setor administrativo e do ambulatório”, disse Gleison.
Segundo a Prefeitura, durante a reunião, foi ressaltado o êxito alcançado com o ambulatório da dengue no Cemas (Centro Municipal de Atenção à Saúde), o qual chegou a registrar 150 atendimentos diários de pessoas suspeitas da doença, aliviando a demanda da UPA. “Também foi mencionada uma abordagem mais eficaz nas Unidades Básicas de Saúde [UBSs] para identificar sintomas e encaminhar os pacientes de forma adequada, agilizando o processo. Esses foram alguns dos tópicos discutidos, entre outros de igual relevância”, informou.
Na ocasião, o secretário Gleison reiterou sua confiança na equipe da UPA e na diretora da unidade, destacando o empenho e a dedicação de todos, mesmo diante da situação de epidemia. Ele enfatizou que, apesar dos desafios enfrentados, o Município continua oferecendo assistência às pessoas e ampliando a capacidade de atendimento. Contudo, ressaltou a importância da colaboração da população em ações de prevenção ao Aedes aegypti, elemento essencial para o enfrentamento eficaz dessa situação.