Presidente do TJMG recebe Comitiva da Comarca de Lambari

Presidente do TJMG recebe Comitiva da Comarca de Lambari
Grupo solicitou medidas para reduzir congestionamento de processos na Comarca de Lambari (Crédito: Cecília




Not-Lambari.jpg
Grupo solicitou medidas para reduzir congestionamento de processos na Comarca de Lambari (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quarta-feira (19/7) o senador Cleitinho Azevedo, o deputado estadual Eduardo Azevedo e uma comitiva de advogados e empresários da Comarca de Lambari, no Sul de Minas. O grupo apresentou demandas para redução do congestionamento de processos na comarca. Os juízes auxiliares da Presidência Eduardo Gomes dos Reis e Thiago Colnago Cabral participaram da reunião.

A Comarca de Lambari é composta pela sede de mesmo nome e pelos municípios de Jesuânia e Olímpio Noronha. De vara única, conta ainda com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Atualmente, a comarca detém um acervo de 14 mil feitos e distribuição mensal superior a 400 ações.

O senador Cleitinho Azevedo afirmou que o pedido inicial da comarca era a instalação de uma segunda vara em Lambari, que ele considera de suma importância para o progresso e crescimento da região. De acordo com o parlamentar, já existe previsão dessa nova unidade jurisdicional na Lei de Organização e Divisão Judiciárias.

O presidente do TJMG, José Arthur Filho, apontou, entre outras alternativas que podem aprimorar o atendimento na Comarca de Lambari, o programa Pontualidade, pelo qual magistrados colaboram com as comarcas na prolação de sentenças, e o Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, que pode dar suporte aos magistrados do interior na realização de audiências.

"São propostas inovadoras e criativas para contornar impedimentos que muitas vezes são alheios à nossa vontade. Outra prática importante é a conciliação, que pode ocorrer até na fase anterior à judicialização da questão. Vamos analisar o cenário para ajudar no que for possível, para buscarmos o andamento célere e eficaz na comarca", afirmou.

Também participaram da reunião os desembargadores Wanderley Paiva e Antônio Carlos Cruvinel; os representantes dos municípios de Lambari, Márcio Biaso e Gustavo Moraes; de Olimpo Noronha, Bianca de Cássia; e de Jesuânia, Flávio Carlos dos Santos; o chefe de gabinete do prefeito de Lambari, José Laércio Brandão; os representantes da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) Valéria Souza e Murilo de Almeida Fernandes; os advogados Brenda Moraes e Daniel Gontijo Magalhães; o representante da Associação Comercial de Lambari, Reinaldo Moraes, além de outros advogados, do chefe de gabinete do senador e assessores diretos do senador e do deputado.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG