Presidente do TJMG recebe Comitiva da Comarca de Lambari


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quarta-feira (19/7) o senador Cleitinho Azevedo, o deputado estadual Eduardo Azevedo e uma comitiva de advogados e empresários da Comarca de Lambari, no Sul de Minas. O grupo apresentou demandas para redução do congestionamento de processos na comarca. Os juízes auxiliares da Presidência Eduardo Gomes dos Reis e Thiago Colnago Cabral participaram da reunião.
A Comarca de Lambari é composta pela sede de mesmo nome e pelos municípios de Jesuânia e Olímpio Noronha. De vara única, conta ainda com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Atualmente, a comarca detém um acervo de 14 mil feitos e distribuição mensal superior a 400 ações.
O senador Cleitinho Azevedo afirmou que o pedido inicial da comarca era a instalação de uma segunda vara em Lambari, que ele considera de suma importância para o progresso e crescimento da região. De acordo com o parlamentar, já existe previsão dessa nova unidade jurisdicional na Lei de Organização e Divisão Judiciárias.
O presidente do TJMG, José Arthur Filho, apontou, entre outras alternativas que podem aprimorar o atendimento na Comarca de Lambari, o programa Pontualidade, pelo qual magistrados colaboram com as comarcas na prolação de sentenças, e o Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, que pode dar suporte aos magistrados do interior na realização de audiências.
"São propostas inovadoras e criativas para contornar impedimentos que muitas vezes são alheios à nossa vontade. Outra prática importante é a conciliação, que pode ocorrer até na fase anterior à judicialização da questão. Vamos analisar o cenário para ajudar no que for possível, para buscarmos o andamento célere e eficaz na comarca", afirmou.
Também participaram da reunião os desembargadores Wanderley Paiva e Antônio Carlos Cruvinel; os representantes dos municípios de Lambari, Márcio Biaso e Gustavo Moraes; de Olimpo Noronha, Bianca de Cássia; e de Jesuânia, Flávio Carlos dos Santos; o chefe de gabinete do prefeito de Lambari, José Laércio Brandão; os representantes da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) Valéria Souza e Murilo de Almeida Fernandes; os advogados Brenda Moraes e Daniel Gontijo Magalhães; o representante da Associação Comercial de Lambari, Reinaldo Moraes, além de outros advogados, do chefe de gabinete do senador e assessores diretos do senador e do deputado.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG