Presidente do TJMG se reúne com comitiva da Comarca de Boa Esperança

Presidente do TJMG se reúne com comitiva da Comarca de Boa Esperança
A reunião foi realizada no gabinete da Presidência com a presença dos representantes de Boa Esperança e de magistrados do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)




O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta segunda-feira (10/7), com representantes da Comarca de Boa Esperança, Sul do estado, para tratar de demandas sobre a criação de uma 3ª Vara Cível para atender a região.

Not-reuniao-prefBoaEsperanca.jpg
A reunião foi realizada no gabinete da Presidência com a presença dos representantes de Boa Esperança e de magistrados do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Estiveram presentes o prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva; o deputado federal Diego Andrade; o assessor especial do gabinete do prefeito, Ludwig Von Klaus Dovik Gischewski; os desembargadores André Leite Praça, Tiago Gomes de Carvalho Pinto e Marcos Lincoln dos Santos e o juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral.

O presidente José Arthur Filho disse que o TJMG tem realizado estudos para suprir as demandas apresentadas por diversas Comarcas, como a retomada do concurso para juíze. Diante disso, o Tribunal tem apresentado soluções para ampliação e melhoria da prestação jurisdicional, como o Programa Pontualidade e o Núcleo de Justiça 4.0.

O Núcleo 4.0 se baseia na estruturação e tramitação processual para suporte à prestação jurisdicional e atua em apoio às unidades judiciárias, em cooperação no processamento e julgamento de ações. Os processos tramitam por meio do Juízo 100% Digital, no qual videoconferências e outros atos são realizados com o auxílio da tecnologia e dispensam a presença física das partes e representantes, pois toda a movimentação do processo nessas novas unidades judiciárias ocorre pela internet.

O Programa Pontualidade foi instituído em outubro de 2018, com o objetivo de tornar mais célere a prestação jurisdicional, em regime de cooperação, nas unidades jurisdicionais da Justiça de 1º Grau de Minas Gerais que apresentem elevado acervo processual pendente de atos judiciais e de ofício. O programa funciona sob a coordenação de juízes cooperadores que, com apoio de assessores, atuam de forma remota junto às comarcas atendidas.

Not-reuniao-prefBoaEsperanca1.jpg
No encontro, o presidente do TJMG apresentou duas soluções do TJMG para a Comarca de Boa Esperança: programa Pontualidade e Núcleo 4.0 (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva disse que o pleito por uma 3ª Vara Cível é devido à grande demanda do trabalho da Comarca, que inaugurou novo fórum, em 2022. "Temos visto o grande empenho dos juízes de lá que têm trabalhado incansavelmente. E, por isso, queremos trazer mais benefícios, mais Justiça e mais celeridade para toda região. Fomos muito bem recebidos pelo presidente e temos certeza que iremos conseguir esse benefício em breve", disse o prefeito.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG