Presidente José Arthur Filho recebe maquete do Palácio da Justiça


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quinta-feira (29/6) uma maquete do histórico prédio que abriga o Palácio da Justiça Rodrigues Campos e o Museu da Memória do Judiciário (Mejud), construída pelo artista plástico e ex-servidor do TJMG Raul Buccini. É uma homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, celebrados em 2023.
Segundo o presidente José Arthur Filho, trata-se de uma obra de grande valia e que entra para a história do Tribunal de Justiça, principalmente no ano do sesquicentenário. "Fiquei muito feliz com a sensibilidade do autor em nos doar a obra, que ficará em local de destaque. Trata-se de um trabalho sofisticado e complexo, onde ele reproduziu, com detalhes, o prédio que abriga o Palácio da Justiça", disse o presidente do TJMG.
O autor da obra, Raul Buccini, afirmou que teve a ideia de construir a maquete quando atuou na Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, em 2014. "Sempre fui apaixonado por edificações antigas e, após observar várias fotos do prédio, decidi construir a maquete".
Para a construção da miniatura, que durou em torno de cinco anos intermitentes, o artista utilizou vários materiais como papelão, resina plástica, madeira e isopor, sempre tentando manter, de forma fiel, todos os detalhes do histórico edifício que, em breve, passará por um processo de restauração.

"Não tive pressa em terminar o trabalho. Fiz de forma gradativa e sempre respeitando os detalhes da fachada, portas, janelas, piso interno e telhado, sempre pensando em homenagear a instituição onde trabalhei como servidor", afirmou Raul Buccini. Ele se baseou na planta original da edificação, inaugurada em 1912. Segundo o autor, a maquete foi construída em escala de 1/70.
Antiga sede histórica
O Palácio da Justiça foi projetado pelo arquiteto italiano Raphael Rebecchi para receber o Fórum e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A construção se deu entre 1909 e 1911. O histórico e imponente prédio foi inaugurado em 12 de janeiro de 1912 e sempre se destacou na paisagem da região central da capital mineira, na Avenida Afonso Pena, 1.420.
O Palácio funcionou como sede do TJMG até a década de 1950, quando já não comportava mais o crescimento da Corte mineira. Logo em seguida, passou por reformas estruturais.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade de doação da maquete à Presidência do TJMG o superintendente da Memória do Judiciário (Mejud), Marcos Henrique Caldeira Brant; a esposa de Raul Buccini, Heloísa Buccini; os amigos do artista, Alaion Fonseca da Silva e Cândido de Lima Fernandes, filho do saudoso desembargador Edésio Fernandes, que presidiu o TJMG nos anos de 1977 a 1979, justamente quando o prédio passou por restauração. O nome da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do TJMG, é uma homenagem ao ex-presidente.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG