Procon-MG realiza Oficina de Educação Financeira em Belo Horizonte

Procon-MG realiza Oficina de Educação Financeira em Belo Horizonte




O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promoveu, nesta quinta-feira, 22 de junho em parceria com a Faculdade Milton Campos, mais uma Oficina de Educação Financeira para os consumidores participantes do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS).

A oficina foi conduzida pelo coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e professor da área de finanças da Faculdade Milton Campos, Antônio Marcos Souza e contou com a presença coordenadora do Procon Belo Horizonte, Ana Paula de Almeida Castro.

NOTICIA002.jpg

Durante o evento foram discutidos os conceitos e a importância da Educação Financeira em todas as fases da vida, a situação do endividamento no Brasil, a relevância de uma reflexão sobre o consumo considerando as necessidades e os desejos, bem como as tomadas de decisões assertivas. Houve também o preenchimento da planilha de orçamento pessoal, momento em que os consumidores receberam orientações sobre o planejamento financeiro.

Os consumidores também puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e destacar a importância do apoio psicológico e educacional que o PAS está proporcionando a eles. Alguns participantes apontaram que o conhecimento sobre Educação Financeira ajuda na tomada de melhores decisões e contribuí com experiências, além de auxiliar no objetivo de vida dos integrantes.

No encerramento, uma consumidora relatou que se surpreendeu com a oficina pela oportunidade de ouvir alguém com conhecimento teórico no assunto e ouvir, também, as experiências de pessoas com casos semelhantes. Já outra consumidora afirmou que a oficina ajudou a levantar sua autoestima e motivação para resolver problemas financeiros.

Na avaliação, os participantes registraram sobre a satisfação em fazer parte do PAS e a necessidade de divulgá-lo para a população.

NOTICIA01.jpg

O Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS) é uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade Milton Campos. Trata-se de um serviço gratuito com o objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados para organizar e recuperar seu crédito, reassumindo o controle financeiro de forma a garantir que o pagamento das dívidas não comprometa o mínimo existencial.

O PAS prevê, ainda, a realização de Oficinas de Educação Financeira para trabalhar a prevenção e o tratamento do superendividamento.

Para conhecer mais sobre esse programa, clique aqui.

Fonte: Ministério Publico MG