Professor abre vagas para aulas de redação em Formiga

Paulo Lima atende estudantes que estão em preparação para vestibulares e Enem

Professor abre vagas para aulas de redação em Formiga
As aulas têm duração de 50 minutos e são ministradas na própria casa do professor Paulo Lima




  Os estudantes que já estão à espera do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e que tem a redação como uma das partes mais importantes da prova, valendo até 1.000 pontos, têm uma grande oportunidade de se aperfeiçoar e garantir excelentes notas. É que o conhecido e conceituado professor de redação, literatura e língua portuguesa, Paulo Lima, abriu vagas para aulas preparatórias para o exame nacional e também vestibulares.

Graduado em letras e pós-graduado em ensino da língua portuguesa, Paulo Lima é, além de professor, escritor, músico e psicanalista. Já atuou também como jornalista de “O Pergaminho” e de outros jornais e revistas da região de Formiga e Divinópolis. Foi ainda colunista cultural do jornal “Brasil Econômico”, de propriedade de um grupo português em São Paulo.

Desde 2009, o professor formiguense trabalha com aulas de redação particulares, individuais e com pequenas turmas de duas até cinco pessoas. O ensino tem duração de 50 minutos e ocorre na casa do próprio Paulo, localizada na Rua Eugênio Augusto Coutinho, atrás da Santa Casa de Formiga.

Segundo Paulo Lima, neste segundo semestre, suas aulas são direcionadas especificamente para o Enem e vestibulares. “A dissertação é um texto complexo e os temas propostos para as redações do Enem e de vestibulares também são complexos, requerem do aluno conhecimento de informações da atualidade. O candidato a essas provas tem de se posicionar criticamente em relação ao tema escolhido. O meu curso oferece estudos e análises profundas e detalhadas sobre os principais fatos da geopolítica mundial. Ele oferta a chamada ‘educação midiática’, que é fazer com que o aluno possa processar de uma forma clara a diferença entre opinião, fato e fake news. Ele precisa saber filtrar das fontes que ele tem, que geralmente estão na internet, as informações que são fato e diferenciá-las daquilo que é opinião, para que possa argumentar com sucesso a sua dissertação e não desviar do tema da redação. Então, ele tem de aprender a fazer a chamada ‘síntese cognitiva’ para filtrar aquilo que realmente lhe interessa nesse processo final de preparação para o Enem ou para o vestibular que escolheu”, explanou.

De acordo com o professor, os critérios de avaliação do Enem exigem conhecimentos específicos dos candidatos. “Os alunos precisam ficar muito atentos, porque precisam entender a precisão linguística e ortográfica e a adequação ao tema que foi proposto na redação. Eles não podem fugir do tema, porque senão zeram a prova e isso anula o Enem. Os candidatos têm de saber a chamada ‘coesão textual’, usar os elementos corretos que amarram o texto, como as preposições, pontuações e a estruturação de parágrafos. A conexão entre parágrafos e entre palavras dentro das frases e a conexão entre orações são muito importantes. Eles precisam entender os recursos linguísticos exigidos pelo Enem, a coerência, a clareza das ideias, a concatenação que o texto tem que oferecer. Há um cuidado muito grande com as exigências do Enem”, ressaltou.

Interessados nas aulas do professor Paulo Lima devem entrar em contato pelo WhatsApp 37 9 8800-0991.