Professor de Mark Zuckerberg, formiguense vence câncer e volta aos tatames

Marcelinho Garcia, campeão mundial de jiu-jitsu, ficou 13 anos sem competir e na sexta-feira passada saiu vitorioso no ‘One Championship’

Professor de Mark Zuckerberg, formiguense vence câncer e volta aos tatames
Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, com Marcelinho Garcia




O formiguense Marcelo Garcia, o Marcelinho, de 43 anos, considerado uma lenda do jiu-jitsu por ser o melhor do mundo, está de volta aos tatames depois de vencer, no ano passado, um câncer no estomago. Ele, que tem academia de jiu-jitsu em Nova Iorque, mas mora no Avaí, é professor de uma outra personalidade notável no mundo dos negócios das redes sociais: o empresário norte-americano Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook e dono da Meta, empresa que gerencia essa rede social e outros apps, como Instagram e WhatsApp. Atualmente, Mark é um dos dez maiores bilionários do mundo na lista da Forbes.

Na sexta-feira passada, dia 24, o formiguense fez seu retorno às lutas de grappling e enfrentou Masakazi Imanari, saindo vitorioso por finalização em uma performance emocionante no evento “One Championship”. Após o combate, Marcelinho Garcia compartilhou uma mensagem inspiradora de superação com todos os presentes, destacando a importância de nunca desistir, mesmo diante das diversidades.

“Pessoal, vocês podem ver isso como um sonho. É difícil acreditar no que eu passei nos últimos anos. Vocês têm que seguir seus sonhos. Eu quero fazer crianças seguirem seus sonhos. Você pode conseguir tudo o que quiser, se apenas se fizer feliz e seguir como um bom exemplo”, destacou o formiguense, que ficou 13 anos sem competir enfrentando um câncer no estomago.

Marcelinho ainda acrescentou: “Se você tem um problema, tem que compartilhar o problema. Você tem que deixar as pessoas saberem que você tem um problema. Eu fiz isso e eu recebi muito amor. Eu tenho tanto amor para todos que estão ao meu redor. Então, se você tiver um problema, deixe as pessoas saberem o que está acontecendo, porque essa é a única maneira de obter ajuda.”

 

Quem é Marcelinho

“O Pergaminho” fez contato com o amigo de infância de Marcelinho, Leandro Farnese Teixeira, de 45 anos. Ele contou que Marcelo foi criado com os pais no Bairro Quinzinho, estudou no Colégio de Aplicação e, aos 16 anos, saiu de Formiga para ganhar o mundo com o jiu-jitsu. “Na década de 90, eu e ele treinamos karatê, judô e jiu-jitsu com o Fabiano e o pai dele, Mosar, que são conhecidos em Formiga nesses esportes. Passamos três anos juntos praticando artes marciais. Só que o Marcelinho, quando iniciou o jiu-jitsu, evoluiu muito rápido e mostrou um talento fora do padrão. Com isso, ele decidiu ir para Poços de Caldas. De lá, foi para São Paulo e depois, ao participar de seminários fora do Brasil, viu a oportunidade de morar nos Estados Unidos. Ele levou a esposa Tati, que conheceu em Poços de Caldas e com quem tem dois filhos, Marcel e Olívia”, relatou.

O formiguense Marcelinho Garcia após vencer o ‘One Championship’ na última sexta-feira