Programa Conhecendo o Judiciário realiza atividades com jovens da Cruz Vermelha

O Programa Conhecendo o Judiciário, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu nesta quinta-feira (20/7) cerca de 30 alunos do Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos da Cruz Vermelha de Minas Gerais. Os adolescentes assistiram a uma palestra e participaram de um júri simulado no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais. Foi o terceiro encontro com alunos da Cruz Vermelha nesta semana - os outros dois foram realizados na segunda-feira (17/7) e terça-feira (18/7).

O Programa Conhecendo o Judiciário, iniciativa da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG, apresenta a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e didática a estudantes, grupos da terceira idade e outros segmentos da sociedade civil, aproximando a Justiça dos cidadãos. O programa também faz parte da lista de projetos de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde 1999, quando foi lançado, mais de 150 mil pessoas de diferentes segmentos sociais já participaram do programa.
Para a assistente-executiva do Conhecendo o Judiciário, Raíssa Brasil, que recebeu os jovens, a iniciativa tem o potencial de democratizar a Justiça por meio de informações sobre o funcionamento do Judiciário, além de oferecer aos jovens uma opção de profissão. "O programa permite que os adolescentes possam sonhar com uma profissão. Além disso, também ajuda a desmistificar muita coisa da Justiça", afirmou.
Oportunidade
Uma das participantes das atividades do Conhecendo o Judiciário foi a estudante Eduarda Dias Pinheiro, de 19 anos, que tinha curiosidade sobre o papel de juízes e as fases de um julgamento. Ela destacou a importância da visita guiada para despertar nos jovens o interesse pela Justiça e direitos dos cidadãos. "Acho que todo mundo deveria ter essa oportunidade. Eu mesma não tinha noção básica. Acho que, depois que sair daqui, vou ter mais interesse em relação ao que acontece dentro dos tribunais e sobre as leis", afirmou.

O grupo de adolescentes foi acompanhado pela educadora social do Programa Jovem Aprendiz da Cruz Vermelha, a pedagoga Daniela Torres Gomes. Ela ressaltou que o trabalho da instituição vai além da inserção dos jovens no mercado de trabalho. "Dentro especificamente do Judiciário, eles estão tendo uma oportunidade de conhecer seus direitos e como acessá-los. São jovens socialmente vulneráveis, e têm acesso restrito à Justiça", frisou.
Boas-vindas
Antes de começar a palestra, os adolescentes assistiram a uma mensagem de boas-vindas do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que destacou a missão da Corte de distribuir justiça em prol da paz social. "Buscamos, sobretudo, contribuir para a formação e o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos, pois sabemos que a construção de comunidades pacíficas, onde todos têm os seus direitos garantidos, é uma responsabilidade coletiva, sendo papel das instituições públicas, de todos nós", afirmou o presidente, em trecho do vídeo.
Em Belo Horizonte, as visitas pelo Programa Conhecendo o Judiciário podem ser agendadas previamente pelo telefone: 3232-2538 ou pelo e-mail conhecendo@tjmg.jus.br. É possível agendar também através do site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Já nas comarcas do interior, as atividades devem ser solicitadas diretamente ao fórum local.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG