Projeto ‘Unifor Educa-dor’ é apresentado a funcionários do Sicoob Centro-Oeste

Mais 9 encontros do projeto acontecerão em Formiga até outubro; empresas e instituições interessadas devem entrar em contato por e-mail

Projeto ‘Unifor Educa-dor’ é apresentado a funcionários do Sicoob Centro-Oeste
Iniciativa é do professor do curso de fisioterapia, André Carvalho Costa, que ministrou os procedimentos na instituição bancária




O projeto de extensão “Unifor Educa-dor”, desenvolvido pelo professor e supervisor de estágio supervisionado em fisioterapia traumato-ortopédica, reumatológica e hidroterapêuta I e II, André Carvalho Costa, foi apresentado, no dia 30 de março, aos 19 funcionários do Sicoob Centro-Oeste. A iniciativa se encaixa no projeto “Viva+Vida”, que está em desenvolvimento na instituição bancária e estimula a adoção de hábitos saudáveis para a qualidade de vida dos funcionários.

Por intermédio de dinâmicas com técnicas de ensino-aprendizagem, os colaboradores do Sicoob Centro-Oeste receberam informações e conceitos atuais referentes à dor musculoesquelética (formas de manejo, mecanismos e características). Conforme divulgou o Unifor-MG, o professor André ministrou os procedimentos com a participação de dez alunos do estágio e obteve um feedback positivo dos trabalhadores. 

A dor musculoesquelética é um relevante problema de saúde pública. Quando o sintoma persiste, reduz a produtividade, gera licenças e afastamentos e, em alguns casos, provoca depressão. Os custos sociais e de saúde provenientes desse fator crescem e atingem cifras da ordem de bilhões de dólares em vários países. Muitos trabalhadores possuem conhecimentos distorcidos e desatualizados relacionados à neurofisiologia da dor musculoesquelética, com menor tolerância diante dessa situação, mais pensamentos catastróficos, comportamentos desajustados e piores estratégias de enfrentamento. A combinação desses fatores contribui para o aumento da prevalência de dor crônica e limitação das atividades. Também gera prejuízos econômicos para empresas e sobrecarrega os serviços de saúde”, explicou André.

Segundo ele, o processo de conscientização do “Unifor Educa-dor” altera o conhecimento das pessoas para um maior engajamento, enfrentamento e manejo da dor, além de proporcionar aos estagiários habilidades e competências teórico-práticas para maior sucesso no mercado. Até outubro deste ano, serão mais nove encontros do projeto em Formiga. O próximo ocorrerá no Colégio Unifor, no dia 25 de abril, às 18 horas. Empresas e instituições interessadas no projeto devem entrar em contato pelo andrecarvalho@uniformg.edu.br.