Projetos de relevância socioambiental são contemplados no Vale do Aço com recursos de medidas compensatórias

Projetos de relevância socioambiental são contemplados no Vale do Aço com recursos de medidas compensatórias




As prefeituras de Santana do Paraíso e Ipaba, na Região do Vale do Aço, assinaram dois Termos de Compromisso (TCs) junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com a previsão de benefícios ambientais, sociais e de lazer em cada uma das cidades. Os projetos receberão recursos de medidas compensatórias ambientais e serão acompanhados pela equipe multidisciplinar da Plataforma Semente. A assinatura dos termos aconteceu na quinta-feira, 24 de agosto, na sede da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga.

Projeto Ampliacao do galpao - Santana do Paraiso 3.jpeg

Em Santana do Paraíso o objetivo é construir um novo galpão de coleta seletiva, superior a 900 m², próximo ao local do anterior. Hoje com cerca de 70% da área urbana do município beneficiada pelo serviço, média muito acima da nacional, a ideia é se aproximar cada vez mais dos 100% nos próximos anos. O programa de reciclagem de lixo de Santana é tido como referência para os demais municípios de Minas Gerais e receberá recursos de cerca de R$ 700 mil. "Implantamos uma fase inicial da coleta na cidade e foi muito exitosa. A população abraçou o projeto, destinou de forma abundante recursos recicláveis e sentimos a necessidade de ampliá-lo", disse o promotor de Justiça de defesa do meio ambiente, habitação e saúde de Ipatinga, Rafael Pureza.

Já em Ipaba, a obra visa ampliar a revitalização da orla da lagoa central, de importância ambiental, histórica e social para a cidade, com investimentos previstos na ordem de R$ 600 mil pelo MPMG. "Estamos apoiando essa iniciativa, também por meio da Plataforma Semente, com a destinação dos recursos para que a recuperação do entorno da lagoa possa ocorrer o mais breve possível e o município de Ipaba seja contemplado com esse patrimônio natural", complementou Pureza.

Projeto Orla - Ipaba 2.jpg

Na última quinta, assinaram os TCs, além do promotor de Justiça Rafael Pureza, o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, o prefeito de Ipaba, Juninho da Saúde e a representante do Semente em Ipatinga, Thaís Calhau.

Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Com informações do Caoma.

Fonte: Ministério Publico MG