Promotores e procuradora de Justiça do MPMG recebem honrarias do Corpo de Bombeiros

No dia 30 de junho, sexta-feira, promotores e procuradora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram contemplados com honrarias do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG). A premiação ocorreu durante a celebração do aniversário do Corpo de Bombeiros, comemorado no dia 02 de julho, e foi realizada no auditório do Edifício JK na Cidade Administrativa.
O promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Carlos Eduardo Ferreira Pinto foi contemplado com o ato de concessão da Comenda Bombeiro Honorário de 2023.
Representada pelo capacete histórico da instituição na cor branca, modelo que antes foi utilizado no serviço operacional de combate a incêndio ao longo de muitos anos, a Comenda é entregue anualmente para autoridades como forma de reconhecimento pelo destaque no trabalho relevante realizado por elas em prol do bem da sociedade.
Em seu discurso, o promotor de Justiça falou sobre o desafio de se deixar um legado de segurança para os mineiros, destacando como hoje o estado de Minas Gerais é o mais sustentável do Brasil devido ao trabalho conjunto em prol da defesa da vida e da saúde.
Após a entrega da Comenda, foi a vez da concessão da Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II para personalidades civis e militares que compartilham do compromisso de proteger a população mineira.
Foram reverenciados: a procuradora de Justiça e presidente do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC), Thais Oliveira Leite, a promotora de Justiça e Coordenadora do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), Vanessa Fusco Nogueira Simões, o promotor de Justiça da 15ª Promotoria de Justiça de Governador Valadares Randal Bianchini Marins e o promotor de Justiça e Coordenador Regional de Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba Lucas Marques Trindade dentre outras autoridades.
Seguinte a entrega das medalhas, foi exibido o curta-metragem "Bombeiro Militar: O início de uma história" produzido pela equipe do CBMG. O curta abordou, de forma teatral, a criação do Corpo de Bombeiros em 1856, trazendo a figura histórica do Imperador Dom Pedro II, patrono da instituição, como protagonista da história.
No final da solenidade o Comandante-geral do CBMG, Erlon Dias do Nascimento Botelho, prestigiou os homenageados do dia, destacando como o trabalho, o apoio e a parceria dessas autoridades contribuem para que o Corpo de Bombeiros seja uma corporação cada vez mais eficiente.
Fonte: Ministério Publico MG