Que o parlamento parle

A Câmara Municipal de Formiga é o Parlamento do povo formiguense, sua importância é fundamental para o bom desenvolvimento do município e para que o Executivo bem realize suas funções. Para quem não sabe ou nunca atinou pela coisa: o Parlamento é uma instituição fundamental em um sistema democrático. “É o órgão responsável pela representação dos cidadãos e pela tomada de decisões políticas em nome do povo. O termo ‘parlamento’ deriva do francês ‘parler’, que significa ‘falar’ ou ‘discutir’. Portanto, o Parlamento é o local onde os representantes eleitos se reúnem para debater e deliberar sobre questões de interesse público”.
Historicamente, o Parlamento Municipal desempenha várias funções essenciais em um sistema democrático. Entre as principais estão a legislativa, que é quando a Câmara é a responsável pela elaboração e aprovação de leis. Os vereadores, no caso, os parlamentares, apresentam propostas de lei, debatem e votam para decidir se elas serão ou não implementadas.
A segunda função mais importante é a fiscalização: o vereador tem o poder de fiscalizar as ações do governo. Os parlamentares podem questionar os secretários, exigir explicações e investigar para descobrir ou evitar possíveis irregularidades. Há também a questão da representação: O Parlamento representa os interesses dos cidadãos. Eles são eleitos pelo povo e devem atuar em nome dos seus eleitores, defendendo suas demandas e necessidades.
Está no portal “Só escola” a importância do debate político: “O Parlamento é o local onde os representantes eleitos podem expressar suas opiniões e debater questões de interesse público. É um espaço de discussão e troca de ideias”. A Câmara Municipal é responsável por tomar decisões políticas importantes, como a aprovação do orçamento municipal.
Em Formiga, houve a renovação de 50% dos “membros desta casa” nas eleições de 6 de outubro. Dos dez atuais vereadores, apenas cinco continuarão tendo cadeiras no plenário a partir do dia 1 de janeiro. Em uma análise curricular minuciosa, as esperanças são boas, uma arejada sempre faz bem e o entusiasmo dos novos é nítida. É esperar para conferir.
Só para alegrar o fim de semana, vai uma folclórica que antigos formiguenses contam. Dizem que em uma reunião plenária da década de 1960, o então presidente para manter o decoro reclamou de um opositor em alto e bom som: “Fiquei sabendo que vossa excelência anda falando mal de minha excelência. Se isso acontecer de novo, eu sungo a seção!”.