Queijo formiguense é medalha de prata em concurso internacional

Premiação foi para o ‘Queijo Desidratado – Romeu e Julieta’, da empresa Sagrado Queijo; concurso aconteceu durante a Expô Queijo Brasil, realizada em Araxá, entre os dias 24 e 27 de agosto

Queijo formiguense é medalha de prata em concurso internacional
Anaysa Alves, da ‘Sagrado Queijo’, recebendo a premiação em Araxá




Pelo terceiro ano consecutivo, Formiga se destaca no concurso internacional de queijos que ocorre durante a Expô Queijo Brasil, evento realizado anualmente em Araxá. Neste ano, os produtores formiguenses Anaysa Alves e Cláudio Gonçalves, da empresa “Sagrado Queijo”, conquistaram a medalha de prata com o “Queijo Desidratado – Romeu e Julieta”. Eles representaram Formiga junto a outros seis produtores da cidade: Geniberto da Silva (Laticínio Ideal); Edmilson e Fernanda Rolindo (Laticínio O Melhor de Minas); Daniel Rodrigues (Laticínio Três Irmãos - Soh Minas); Geraldo Magela Fernandes (Produtos CSL); José Lopes dos Santos (Produtos JL) e Wesley Saldanha (Queijos Saldanha).
“Entramos no concurso de forma despretensiosa, porque, por mais que eu acredite que meu produto é maravilhoso, pelo retorno que tenho de nossos clientes, eu não imaginava ser premiada por estar competindo com queijos de alta qualidade e de queijarias do mundo todo. Foi a primeira vez que estivemos nessa exposição, como visitante e participante, porque a nossa empresa é nova, completou um ano em maio deste ano. Só que o nosso produto foi um sucesso lá. Tivemos retorno com o queijo desidratado. A feira começou na quinta e, na sexta, eu já tinha três tipos de provolone esgotados. No sábado, veio a notícia da premiação e eu chorei muito de emoção. Não acreditava que tinha ganhado, porque competi com queijarias do mundo inteiro. E com a premiação veio um movimento fantástico. Vários jurados retornaram ao nosso estande e compraram nossos produtos, assim como vários representantes de entidades, como o IMA e a Emater-MG, o secretário de Agricultura e até mesmo o governador de Minas, Romeu Zema. Todos elogiaram o nosso trabalho. Isso nos deu gás para continuar e dar sempre o nosso melhor. Fomos para esse concurso para que as pessoas conhecessem a nossa marca, para divulgar o nosso produto e também Formiga, que tem excelentes produtores e está crescendo muito nesse ramo de alimentos. Essas premiações para o município são excelentes, somos muito bem vistos lá fora pela qualidade dos produtos. Voltei para Formiga sem produto nenhum, vendi tudo. Sou muito grata à Prefeitura pelo apoio que tivemos”, comentou Anaysa.
A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), apoiou a participação dos formiguenses no evento. Conforme divulgado, o concurso contou com a presença de 410 produtores, com 1.320 queijos de nove países (Brasil, Itália, Suíça, Canadá, México, Uruguai, Peru, Argentina e Nigéria). Além do concurso, a Expô Queijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards –  teve fórum de produtos da agricultura familiar e feira de agronegócios.

Outras medalhas
Não é a primeira vez que Formiga se destaca nesse concurso internacional. Em 2021, os produtores formiguenses Edmilson Rolindo e Fernanda Silveira (Laticínio O Melhor de Minas) conquistaram medalha de ouro na categoria “queijo aromatizado, leite pasteurizado, cozida ou filada, curado (+ 30 dias)”, com o queijo provolone defumado. Já em 2022, se destacaram Daniel Rodrigues (Laticínio Soh Minas), que faturou medalha de ouro na categoria “queijos aromatizado massa filada” com o queijo muçarela trufado com requeijão, Daniel Rodrigues (Laticínio Soh Minas) conquistou ainda medalha de prata na categoria “queijos aromatizado massa filada” com o queijo muçarela nozinho defumado, e Wesley Saldanha (Queijaria Saldanha), medalha de bronze na categoria “queijos frescos de leite de vaca pasteurizado”, com o queijo Minas Frescal.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, esse prêmio é fruto do Projeto de Fortalecimento e Valorização do Queijo Produzido em Formiga, desenvolvido pela Administração Municipal, por meio do SIM, em parceria com o Unifor-MG e a Emater-MG.

O concurso
O concurso internacional de queijos em Araxá é uma realização da Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, Emater-MG, Epamig e IMA, além de diversas entidades ligadas ao setor. A disputa deste ano ocorreu em 55 categorias de queijos de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies. As premiações foram distribuídas entre primeiro colocado (ouro), segundo (prata), terceiro (bronze) e a honraria máxima (super ouro).

Produtores formiguenses, acompanhados do secretário Anuar Teodoro, na Expô Queijo Brasil 2023