Queimada atinge 10 hectares de pastagem no Quilombo

Em outro registro, no Ouro Negro, fogo consumiu 4 hectares de vegetação

Queimada atinge 10 hectares de pastagem no Quilombo
Incêndio no povoado do Quilombo




Na tarde de sábado, dia 10, por volta das 15 horas, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para combater um incêndio em pastagem no povoado do Quilombo.

Segundo divulgou os bombeiros, as chamas foram extintas com o uso de abafadores e soprador. 

A área queimada possui cerca de 10 hectares (100.000 m²) de pastagem e cercas foram danificadas pelo fogo. O atendimento teve duração de 2 horas.

ESTRADA DE ACESSO OURO NEGRO/CIDADE NOVA 

No início da tarde de sexta-feira, dia 9, os bombeiros já tinham sido acionados para combater um incêndio em área de pastagem nos arredores de Formiga. 

Os militares, munidos de sopradores e abafadores, acessaram o terreno, com trechos acidentados, e extinguiram as chamas com bastante dificuldade.

De acordo com a corporação, o fogo consumiu aproximadamente 4 hectares (40 mil m²) de vegetação e a ocorrência teve duração de 2h47. Não foi possível determinar a causa do incêndio. 

“As chamas, além do risco de incendiar as matas ciliares, poderiam deixar os animais sem alimento nesse período de estiagem. O Corpo de Bombeiros orienta que, ao se tratar de pastagens, o proprietário ou responsável faça aceiro com largura 1 ½ a altura da vegetação predominante no terreno, separando uma pastagem da outra, pois na época de estiagem, a vegetação seca e os ventos fazem as chamas alastrarem rapidamente, podendo atingir uma área muito grande e causar prejuízos a criações ou plantações”, divulgou a 4ª Companhia em nota.

Área de plantio de eucaliptos é incendiada em Arcos

Na manhã de sábado, 10, o Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Arcos foi acionado por volta de 11h23 para conter um incêndio em área de plantio de eucalipto na Fazenda Santa Bárbara. O fogo afetou aproximadamente 1 hectare (10.000m²). 

Ao chegar ao lugar indicado, os militares se depararam com as chamas já em fase de extinção. No local se concentrava uma área de plantação de eucaliptos, integrada com uma área de eucaliptos já cortados e dispostos no terreno, prontos para o transporte, além de florestas nativas e outras plantações de eucaliptos. 

A equipe de bombeiros utilizou soprador e abafadores de maneira eficaz para extinguir as chamas, que ainda persistiam na vegetação, evitando danos maiores ao meio ambiente. 

O Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Arcos ressalta a importância da conscientização e prevenção contra incêndios em áreas naturais, especialmente durante períodos de clima seco. “A colaboração da comunidade é fundamental para preservar nosso patrimônio ambiental e garantir a segurança de todos”.

 

CORUMBÁ

Ainda no sábado, porém à noite, por volta das 20h10, o Corpo de Bombeiros de Arcos concluiu com sucesso o combate a um incêndio florestal no entorno da Estação Ecológica do Corumbá (MG 170, KM 73). A equipe de combate, composta por profissionais treinados, utilizou uma combinação de equipamentos especializados, incluindo abafador, soprador, mochila costal e um caminhão de combate a incêndio para controlar e extinguir as chamas. Foram gastos cerca de 2.200 litros de água.

O incêndio, que afetou uma área estimada de 4 hectares, foi rapidamente enfrentado pela guarnição, que trabalhou intensamente durante quase duas horas para debelar o fogo e minimizar os danos ao ecossistema local.

“A atuação eficiente e coordenada da equipe foi crucial para preservar a integridade da unidade de conservação e proteger a biodiversidade da região. O Corpo de Bombeiros Militar de Arcos reforça seu compromisso com a preservação ambiental e continua vigilante para garantir a segurança das áreas de proteção”, informou.

Incêndio em área de plantio de eucalipto na Fazenda Santa Bárbara, em Arcos