Rede Estadual de Educação: Candidatos inscritos em processo seletivo têm somente até amanhã para escolher vagas

Oportunidades são para atuação nas escolas e superintendências regionais de ensino em 2025

Rede Estadual de Educação: Candidatos inscritos em processo seletivo têm somente até amanhã para escolher vagas
As contratações são para as funções dos quadros técnico administrativo e magistério - Foto SEE/MG/Divulgação




Os candidatos que se inscreveram para o processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem somente até as 17 horas de amanhã, dia 8, para escolher, de forma online, as vagas para os cargos que pretendem atuar na Rede Estadual de Educação. As oportunidades são para trabalho nas escolas e superintendências regionais de ensino em 2025.

Conforme divulgou a SEE/MG, as contratações são para as funções do quadro técnico administrativo (Analista de Educação Básica [AEB]; Assistente Social; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional; Assistente Técnico de Educação Básica [ATB]; e Auxiliar de Serviços de Educação Básica [ASB]) e para o quadro do magistério (Analista Educacional/Inspetor Escolar [ANE/IE]; Especialista em Educação Básica [EEB]; Professor de Educação Básica [PEB]; e Professor para Ensino do Uso da Biblioteca [PEUB]). Para escolher as vagas, é preciso acessar o site do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe/https://siagepe.educacao.mg.gov.br).

Para facilitar o processo, a SEE/MG disponibilizou um guia passo a passo sobre como realizar a escolha das vagas (confira quadro nesta página). A secretária ressalta que é fundamental que os candidatos leiam atentamente os Editais de Contratação PSS SEE/MG Nº 3/24 (Quadro Administrativo) e PS SEE N° 4/24  (Magistério), publicados no Diário Oficial de Minas Gerais em 22/10/2024.

Segundo a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro, as diretrizes visam proporcionar uma experiência clara e eficiente para todos os envolvidos no processo seletivo. "Estamos comprometidos em garantir uma seleção transparente e acessível para todos os candidatos. É fundamental que cada um exerça seu direito de escolha e aproveite essa oportunidade de contribuir com a educação em Minas Gerais", afirmou.



Resultado

A divulgação de resultado da primeira rodada de seleção ocorrerá a partir do dia 20 de janeiro. Os selecionados receberão um e-mail informando sobre a unidade de exercício para a qual devem se apresentar, junto com as orientações sobre a documentação necessária. Caso a documentação não esteja em conformidade com o edital, a vaga ficará disponível para a próxima rodada de seleção, marcada para o dia 31 de janeiro. Os candidatos que não comparecerem à unidade no prazo previsto também serão desclassificados.
O resultado da contratação on-line também será divulgado no site Siagepe.

 

Passo a passo para escolha das vagas

Ao acessar o site https://siagepe.educacao.mg.gov.br, é preciso seguir os seguintes passos:

 

1. Clicar em Escolha de Vagas Online;

 

2. Clicar em Escolher Vagas;

 

3. Ler as informações ao candidato e clicar em Seguir;

 

4. Digitar CPF e senha cadastrados no momento da inscrição e clicar em Continuar;

 

5. Aparecerá a tela Funções por Inscrições. Nesta tela aparecerão todas as inscrições realizadas pelo candidato, que poderá ordená-las de acordo com sua preferência. Para priorizar a ordenação das inscrições realizadas, selecionar a inscrição pretendida e clicar em Subir e/ou Descer para ordená-la. Feito isso, selecionar a primeira inscrição e clicar em Escolher Vagas. Irá aparecer uma relação de Unidades de Ensino, contendo SRE, Município, nome e código da Unidade de Ensino, endereço, natureza do cargo (se é vago ou em substituição), carga horária, turno, quantidade de vagas e data de início do exercício. Selecionar as Unidades de Ensino desejadas, clicar em Prosseguir e Confirmar ou Cancelar as escolhas realizadas.

 

6. Na tela Ordenação de Escolhas, o candidato poderá priorizar as escolhas realizadas utilizando os botões de Subir e/ou Descer até a posição pretendida e depois clicar em Salvar Escolhas, confirmar o Termo de Ciência, responder à pergunta “Se deseja candidatar-se a duas funções (se for o caso)” e clicar em Confirmar.

 

7. Na tela Resumo de Escolhas Realizadas aparecerá as inscrições ordenadas conforme sua preferência, com a ordenação das escolhas realizadas. Caso tenha deixado de efetuar escolha em alguma inscrição, basta: a) Clicar na opção Continuar Escolhendo; b) Selecionar as Unidades de Ensino; c) Clicar em Prosseguir, Confirmar ou Cancelar as escolhas realizadas; d) Clicar em Salvar Escolhas; 5. Confirmar o Termo de Ciência; e) Responder às perguntas “Deseja se candidatar a duas funções?” ou “Possui curso superior de graduação em Biblioteconomia” (se for o caso) e f) Clicar em Confirmar.

 

8. O candidato ainda tem a opção de Imprimir as escolhas realizadas no final da página ou Sair do Sistema.