Ricardo Rodrigues Vaz (Braga)

“Passa a bola, olha o ala, olha o ala, passa pro Braga, pro Braga!!!”, era assim que nos anos 1970, o técnico de basquete da Praça de Esportes, o João Moreira, orientava a equipe infanto-juvenil de basquete.
Ricardo Rodrigues Vaz, ou simplesmente Braga, foi dos grandes atletas da Praça de Esportes antes de se enveredar para a ciência, mais precisamente, para a odontologia.
Nascido em 16 de dezembro de 1960, ele é filho de Renato Vaz da Silva e Maria Terezinha Rodrigues Vaz. Casado com Rosane Maria Soares Vaz, tem dois filhos, Victor e Laura.
Atualmente residindo em Belo Horizonte, onde é professor da Faculdade de Odontologia da UFMG, ele se foi das Areias Brancas em 1979. “Tive de prosseguir nos estudos após a conclusão do segundo grau no Colégio de Aplicação. Fiz o primário Instituto 6 de Junho, que possuía um ótimo corpo docente tendo à frente a professora Jalcira Santos Valadão, uma educadora que marcou muito a formação dos seus alunos, sempre utilizando processos contemporâneos de educação, com o desenvolvimento do ensino adaptados às transformações sociais, tecnológicas e culturais. Depois, foi o Aplicação, onde a diretora era a não menos competente Nancy Brandão, que com toda a sua equipe nos preparou para o maior desafio daquele momento, o vestibular”.
Sem saber se voltará um dia a morar em Formiga, já que “o futuro pertence somente a Deus”, ele recorda com saudades dos tempos dos bailes no Clube Centenário e dos dias ensolarados do Country Clube.
“A minha Formiga sempre será uma lembrança muito boa na minha vida, foi o local onde vivi com toda a minha família a infância, a adolescência e o início da minha vida adulta rodeado de pessoas queridas. Foi nesse período que fiz os meus melhores amigos, amizades que se perpetuam até hoje. Uma parte dos meus familiares está em Formiga e sempre que possível, vou matar a saudade.”