Santa Casa ganhará 16 novos leitos

Conquista foi divulgada na quarta-feira, dia 9, durante o Conexão Minas Saúde Regional, seminário realizado em Divinópolis

Santa Casa ganhará 16 novos leitos
Representantes da Prefeitura e da Santa Casa que participaram do Seminário Conexão Minas Saúde Regional, em Divinópolis




A Santa Casa de Caridade de Formiga passará a contar em breve com 16 novos leitos, 12 destinados ao SUS e 4 para a saúde complementar. A notícia foi dada nesta quarta-feira, dia 9, durante o Seminário Conexão Minas Saúde Regional, encontro da macrorregião Centro-Oeste, realizado em Divinópolis.

Participaram do encontro representantes de 53 municípios da macrorregião Centro-Oeste, como prefeitos, secretários de saúde e gestores dos hospitais da região. De Formiga, foram ao evento a gestora executiva da Santa Casa, Myriam Araújo Coelho; o superintendente administrativo da instituição, Marcos Antônio Caetano; o prefeito Coronel Laércio/PL; o secretário municipal de Saúde, Wender de Oliveira, e a adjunta da pasta, Vitória Márcia Garcia.  

Conforme divulgou a Santa Casa, o encontro teve como objetivo alinhar, com os novos prefeitos e secretários municipais de saúde, as políticas públicas de saúde que estão estabelecidas na região. “Além de Formiga, cidades como Arcos, Nova Serrana e Bom Despacho também foram contempladas com leitos hospitalares”, completou.

Para a gestora executiva da Santa Casa, Myriam Coelho, os novos leitos representam um importante avanço na capacidade de atendimento da Santa Casa, que é referência para a população de Formiga e da microrregião. “Essa conquista é o reflexo do compromisso que temos com cada cidadão”, ressaltou. 

Avaliação da Anvisa

A Santa Casa recebeu outra importante conquista para a saúde do município: a classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como referência em segurança do paciente. A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é realizada há quase uma década pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 

De acordo com a Santa Casa, o objetivo da avaliação é monitorar indicadores de segurança em hospitais que possuem Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). O processo é coordenado pela Anvisa, em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal.

O resultado, referente ao ano de 2024, foi divulgado, na segunda-feira, dia 7. O coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Leonardo Castro, celebrou a importante conquista institucional. “O título de Alta Conformidade reflete o empenho e dedicação do núcleo de segurança do paciente e das comissões de controle de infecção da Santa Casa”. 

Leonardo contou que a avaliação, realizada anualmente, segue critérios rigorosos que analisam a implementação e o acompanhamento dos protocolos de segurança. “São avaliados a portaria de nomeação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o plano anual de segurança do paciente, as políticas de segurança, os protocolos descritos, o cronograma anual de treinamentos e os indicadores voltados ao monitoramento dos processos. Com esse resultado, a Santa Casa reafirma o compromisso de oferecer um serviço de qualidade a toda população”, afirmou.

Equipe da Santa Casa celebrou a classificação da Anvisa