Santa Casa inicia programa de residência médica em cirurgia geral
Com tempo de formação de três anos, programa visa a tornar o médico especialista em diversas áreas cirúrgicas

A Santa Casa de Formiga deu início a um programa inédito, a residência médica em Cirurgia Geral. Na quarta-feira (05/03), a médica residente Dra. Paola Carvalho Megale foi recebida pela equipe preceptora responsável.
A profissional foi selecionada por meio do processo seletivo que contou com a participação de 49 médicos residentes. A seleção foi conduzida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão do Ministério da Educação (MEC) que regula e supervisiona os programas de residência médica no Brasil.
Para a habilitação em residência médica nesta especialidade, o hospital recebeu em outubro de 2024, a visita de uma equipe da comissão técnica do CNRM que analisou a equipe médica, condições estruturais, processos técnicos e a quantidade de cirurgias executadas durante o ano. “Formiga ganha um papel relevante na sociedade médica de Minas Gerais. Seguimos em frente, avançando e conquistando novos espaços na prestação de serviços de saúde”, comemoraram a gestora executiva Myriam Coelho e o superintendente administrativo da Santa Casa, Marcos Caetano.
A residência médica em Cirurgia Geral é um programa de formação de três anos que torna o médico especialista em diversas áreas cirúrgicas. O residente passa por áreas como ambulatório, enfermaria, centro cirúrgico, unidade de transplante, urgência e emergência e UTI e adquire experiência prática sob a supervisão de cirurgiões experientes.
“O objetivo da Coordenadoria da Cirurgia Clínica da SCCF para o programa é o desenvolvimento de competências conceituais, procedimentais e atitudinais para médico em formação para que ao final do programa, haja capacitação profissional para o diagnóstico e tratamento das afecções cirúrgicas mais prevalentes, assim como a aquisição de conhecimentos necessários a todas especialidades cirúrgicas”, enfatizou Myriam.
A Dra. Paola Megale é graduada pela Faculdade de Medicina de Barbacena e médica residente no município de Três Corações. A profissional foi recebida pela equipe de preceptores formada pelos profissionais: Dr. Rafael de Santis – coordenador da Cirurgia Geral, Dr. Caio Ladeia – coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral, Dr. Bruno Barros – cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Mário Eduardo – cirurgião geral e coloproctologista, Dra. Jaqueline Sara – cirurgiã geral e cirurgião vascular, Dr. Breno Oliveira – cirurgião geral e residente em Cirurgia Torácica, Dr. Sandro Puig – cirurgião geral e coloproctologista e Dr. Lucas Pimenta – cirurgião geral. Este grupo de médicos terá a missão pedagógica e técnica de formar especialistas em cirurgia geral.
Dr. Rafael de Santis, Dra. Paola Megale, Dr. Caio Ladeia e Dr. Bruno Barros