Saúde anuncia início da Campanha de Multivacinação para 4 de novembro
Imunização será direcionada a crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quarta-feira, dia 23, o início da Campanha Estadual de Multivacinação em Formiga. Ela começará no dia 4 de novembro e irá até o dia 29 do mesmo mês.
Segundo a pasta, nesse período, será realizada a atualização das cadernetas de vacinação da criança e do adolescente menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Todas as Unidades Básicas de Saúde [UBSs] ficarão abertas de 8 as 16 horas para a realização da imunização do público-alvo.
Dentre os imunizantes disponibilizados para a campanha, estão as vacinas tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), contra hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, contra febre amarela e contra poliomielite.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o ‘Dia D’ da campanha em Formiga ficou estabelecido para 23 de novembro, sábado, onde todas as unidades de saúde estarão abertas, com a presença do Zé Gotinha e da Maria Gotinha.
No estado
Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde [SES-MG] deu início, nesta segunda-feira, dia 21, à distribuição de 1.947.000 doses de imunizantes para a campanha. Segundo a Agencia Minas, o Governo do Estado, que já tinha em estoque 1.253.000 doses, recebeu mais 694 mil, enviadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, esses imunizantes começaram a chegar a Minas Gerais no dia 12 de setembro, com a última remessa recebida em 16 de outubro. “Para melhor preservação dos imunobiológicos, todas as vacinas são acondicionadas, conferidas e separadas na Central Estadual de Rede de Frio antes do envio para as Unidades Regionais de Saúde (URS), conforme solicitação das regionais e dos municípios”, explica Prosdocimi.
Em Formiga ainda não se sabe o quantitativo de vacinas liberado pela Unidade Regional de Saúde de Divinópolis para a campanha. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o município busca a rota mensal de imunizantes sempre na última quinta-feira do mês. ‘Com isso, só teremos uma posição do quantitativo liberado no próximo dia 31, quando buscaremos as vacinas’, ressaltou.
Covid-19 e varicela
De acordo com a Agencia Minas, as vacinas contra a covid-19 e varicela, embora façam parte do calendário vacinal de rotina desse público, não estão disponíveis em Minas Gerais devido ao envio insuficiente de doses pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e distribuição dos imunobiológicos aos estados. Já a tríplice bacteriana (DTP), que também está indisponível, será substituída pela pentavalente, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
As demais vacinas serão distribuídas em quantidade suficiente para a execução completa da Campanha Estadual de Multivacinação. “Novembro será um mês importante para a imunização em Minas Gerais e queremos, com essa Campanha de Multivacinação, fazer um grande movimento no estado para avançarmos cada vez mais no aumento das coberturas”, destacou Eduardo Prosdocimi.