Saúde marca ‘Dia D’ contra a gripe para o dia 10 de maio
Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025 começou nesta segunda-feira, dia 7

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agendou para o dia 10 de maio o “Dia D” contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025 começou nesta segunda-feira, dia 7, e Formiga já está abastecida para a aplicação das doses.
Conforme divulgou a Prefeitura, a vacinação é a medida mais eficaz na prevenção da influenza e suas complicações. Neste ano, a vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e idosos a partir de 60 anos.
No entanto, além desses grupos prioritários, a estratégia vacinal contempla o seguinte público-alvo: Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Trabalhadores dos Correios; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade e População privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves, especialmente em grupos vulneráveis. “A vacinação anual é fundamental para reduzir a carga da doença, prevenir hospitalizações e óbitos associados”, destacou a Prefeitura.
Locais de Vacinação
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Formiga estarão aptas a administrar a vacina durante o período da campanha. A população é incentivada a procurar a UBS mais próxima para receber a imunização, no horário de 8 às 16 horas.†
Ao procurar a UBS, a Prefeitura recomenda levar o cartão de vacinação para atualização dos registros e apresentar documento de identificação. No caso de puérperas, é preciso apresentar comprovação do puerpério (certidão de nascimento do filho, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto).†
“A Prefeitura de Formiga reforça a importância da adesão à campanha de vacinação para proteger a saúde individual e coletiva. Mantenha sua imunização em dia e contribua para a prevenção da influenza em nossa comunidade”, finalizou.
No Brasil
Para incentivar a vacinação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi imunizado nesta segunda-feira, dia 7, durante um evento na cidade mineira de Montes Claros, marcando o início da campanha.
“Hoje é Dia Mundial da Saúde e a data marca o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe! E é claro que eu não ia ficar fora dessa. Já estou com meu cartão atualizado. E tem mais! Agora, a vacina da gripe estará disponível o ano inteiro!”, afirmou o presidente Lula em postagem em seu perfil nas redes sociais.
A solenidade marcou o anúncio de expansão da empresa Novo Nordisk, fornecedora de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a agenda, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também foram vacinados.