Saúde nega aumento de casos de covid em Formiga
Cidade registrou 302 casos positivos no decorrer do ano; de 1º de agosto a 12 de setembro, foram apenas seis, de acordo com a pasta

A Secretaria Municipal de Saúde negou que haja um aumento de casos de covid em Formiga. Nesta semana, pessoas ligaram para a redação de “O Pergaminho” falando de um possível “surto” na cidade. A reportagem apurou e, segundo o secretário municipal de Saúde, Gleison Frade, a informação não procede.
O chefe da pasta atualizou os números da doença em Formiga nessa quinta-feira, dia 12. Conforme contou, neste ano, até o momento, o município registrou 625 notificações da doença, das quais 302 foram confirmadas como casos positivos.
“No período entre 1º de agosto e a data atual [12 de setembro], houve 6 novos casos positivos, mostrando uma redução significativa nas infecções ao longo do ano. Esse resultado é devido ao trabalho eficiente dos profissionais de saúde, realizando campanhas de vacinação e orientando a população com medidas educativas e sanitárias para evitar a disseminação do vírus”, destacou.
Gleison Frade informou ainda que o município conta com testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Sendo assim, apresentando qualquer sintoma referente à covid, o paciente pode se direcionar a esses estabelecimentos de saúde para atendimento”, observou.
Brasil e Minas
O portal do Ministério da Saúde traz os números da Covid-19 no Brasil. Neste ano, até o dia7 de setembro, foram notificados 696.903 casos da doença e registrados 4.539 óbitos. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde diz que neste ano, até o momento, são 76.404 casos confirmados de Covid-19, com 438 óbitos.