Saúde promete regularizar estoques da Farmácia Municipal

Medidas estão sendo adotadas para resolver problemas críticos identificados durante a transição administrativa

Saúde promete regularizar estoques da Farmácia Municipal
Uma das ações tomadas pela Secretaria de Saúde foi a compra emergencial de medicamentos, que tem entrega prevista a partir do dia 20 de fevereiro - FOTO PIXABAY/REPRODUÇÃO




A Farmácia Municipal, que funciona na Avenida Rio Branco, está passando por algumas ações que visam regularizar os estoques de medicamentos essenciais para a população. Durante a transição administrativa, foram identificados problemas críticos no setor, fazendo a atual gestão tomar providencias para resolver os problemas.

De acordo com a Prefeitura, um dos problemas encontrados na Farmácia Municipal foi o cancelamento de empenhos em aberto no final de 2024 devido ao encerramento do exercício contábil. “Isso resultou no desabastecimento de diversos medicamentos, incluindo Anlodipino 5mg, Nortriptilina 25mg, Omeprazol 20mg, Amoxicilina 500mg, Prednisona 20mg, entre outros itens essenciais. Além disso, o estoque de medicamentos como AAS 100mg, Carbamazepina 200mg e Levotiroxina 25mcg foi totalmente zerado”, informou.

Com isso, medidas emergenciais foram tomadas pela Secretaria de Saúde para mitigar os impactos à população, como distribuição de medicamentos (em janeiro de 2025, foram entregues 164.827 comprimidos e suspensões, além da regularização do atendimento para medicamentos especiais, beneficiando 409 usuários via Estado e 504 pelo Município); compra emergencial (uma nova aquisição está em curso, com entregas previstas a partir de 20 de fevereiro de 2025); reestruturação de sistema (estão sendo realizados ajustes no sistema de compras para garantir eficiência no planejamento e abastecimento durante todo o ano) e oxigenoterapia domiciliar (o fornecimento está plenamente regularizado em conformidade com a Portaria nº 2.029/2011, com orçamento previsto para atender cerca de 150 usuários, com custo semanal estimado em R$ 25 mil).

O secretário de Saúde, Wender de Oliveira, reforçou o comprometimento em solucionar os problemas identificados. "Estamos empenhados em restabelecer o abastecimento com urgência e aprimorar nosso planejamento para garantir um atendimento de qualidade a todos", afirmou.